Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
03/10/2015 - 17:56:11

A impressão em quem chega à cidade é de uma cidade limpa, sem lixo e muito bem cuidada, este cuidado não é só na cidade nova, se estende também á cidade histórica que já passou da hora de ser tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, não é uma cidade como Tiradentes, Ouro Preto ou Mariana em Minas Gerais, mas as suas estradas ainda originais, guardam os segredos das caravanas e até mesmo os bandeirantes.

Registramos uma padaria da cidade histórica com mais de 100 anos, na cidade que pode se chamar de nova, veem-se ruas limpas, bem cuidadas, cheia de cuidados especiais, com o pessoal da saúde, da limpeza urbana, com os pagamentos em dia, e todos trabalhando felizes. Os trabalhadores da limpeza falaram à nossa reportagem que todos os dias, antes de começarem a trabalhar tem um café da manhã muito fato, o que estimula ainda mais o trabalho que terão pela frente.

Por ser uma cidade pequena e com poucos recursos, o setor da saúde vai muito bem obrigado tendo á frente com Secretária de Saúde, a odontóloga Drª. Débora Lago, que tem em sua pasta as especialidades como ginecologia, pediatria, ortopedia, ultrassonografia, fisioterapia, nutricionista, clinica geral, obstetrícia entre outras. Na sua gestão, o programa “Saúde Sem Fronteiras”, em parceria entre o município e o Gov. do Estado e inclui o rastreamento de Câncer de mama que atendem a mulheres dos 50 a 69 anos de idade, como também o atendimento de mamografia durante todo ano.

A secretária mostrou que não existe falta de medicamentos em nenhum posto de saúde e que todos eles, além da manutenção de medicamentos, todos os PSFs são equipados com aparelhos para climatização, desde a farmácia central, incluindo os Distritos de Ventania e Caiubi. A farmácia básica tem todos os medicamentos, com exceção de medicamentos que não fazem parte da lista de medicamentos gratuitos e que só pode ser comprados com autorização do Ministério Público isto pelo fato de não haver verba especifica para tal, mas com o MP autorizando a compra, o paciente não fica sem o medicamento.

A secretária disse que os funcionários da saúde estão recebendo em dia e que sua folha de pagamentos chega a mais ou menos uns R$250.000,00, desde que ela assumiu a pasta. No setor de ginecologia e obstetrícia, as gestantes fazem parte de um programa instituído pela secretária, e cumprido fielmente pela sua equipe que é o “gestante saudável”, as gestantes recebem, palestras educativas, ginástica laboral, orientação sobre a alimentação, em todos os PSFs e até mesmo em suas residências. Para os atendimentos médicos, este é feito com médicos de TX. Freitas, Itamaraju e Itabuna.

Outro projeto da secretária é “Saúde em Movimento” que atende exatamente em toda a zona rural, que são os distritos e mais moradores de Santa Maria Eterna que é distrito de Belmonte, mais que são atendidos em Itapebi, em todos os sentidos e necessidades, sendo que a secretaria de saúde possui ambulâncias próprias. Depois dos atendimentos, leva em casa estes pacientes que pertencem à saúde de Belmonte, mesmo as gestantes, que além das consultas e do leva e traz, ainda fornece fraldas descartáveis para todas as mamães.

Dentro em breve será inaugurado a sede própria de mais um PSF e, além das ambulâncias, Itapebi ainda conta com uma ambulância do SAMU, para emergências e urgências na região e distritos. O atendimento médico-maternal é feito 24hs, de domingo a domingo, tudo com recursos próprios e o transporte é feito com ambulâncias próprias do município.

A maior satisfação da Secretária de Saúde Drª Débora foi a doação de um aparelho de ultrassonografia que foi doado pela Veracel Celulose no valor de R$ 85 mil reais e que até a próxima 2ª feira já deverá estar funcionando. Já o projeto, “Amigas da Saúde”, também criado pela secretária, faz um acompanhamento da paciente todo em casa, desde o cadastramento, com um acompanhamento através de um programa da secretaria onde a paciente tem um prontuário especial de toda a equipe médica, sendo este integrante de um programa totalmente voltado para os moradores do município, especialmente as gestantes, dentro de uma visão totalmente social.

A Secretária de Saúde fez questão de mostrar o atendimento junto à mães, como Laila Taíne e a gestante Janine, por outro lado a Drª Débora, enfatizou também o programa de “Ligaduras”, quando necessário e recomendado pelos médicos. Para tanto, existe um vínculo com o Hospital Fundação de Camacan, para cirurgias e exames, sendo que marcação é feita de maneira diferente, a partir do momento em que o pedido é feito, no próprio PSF existem profissionais que vão cuidar da marcação e os pacientes, recebem o pedido de exame, devidamente marcado em sua casa.

E para finalizar, em se tratando do “Outubro Rosa”, está sendo feito os exames de câncer de mama e o rastreamento do câncer para pacientes de 50 a 69 anos, isto do dia 02 a 06 de outubro. A secretária mostrou o novo PSF que receberá o nome de Eduardo Sarquis. No P.A e Maternidade Nelson Moura Ferreira, o Drº. Antônio Edson, médico de plantão revelou que, dos quatro hospitais nos quais trabalha a maternidade de Itapebi, tem o melhor conforto médico de todos, totalmente climatiza e com TV.

A unidade dispõe de excelentes setores; de higienização, armazenamento de material, incluindo o setor de recolhimento de descartáveis, onde a empresa contratada recolhe todo lixo hospitalar dentro dos programas de saúde ambiental necessário para a boa saúde do município, já que uma cidade limpa mostra todos os cuidados de uma administração voltada para o município.

 

Fonte: Paulo Barbosa

Por Gutemberg Stolze – Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com