Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
17/12/2021 - 00:45:36

 

 

Preocupado com o desenvolvimento de todos os municípios da Costa do Descobrimento, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Costa do Descobrimento (CONDESC), por meio de seu presidente, Luciano Francisqueto, está agindo desde que os primeiros municípios da região foram atingidos pelas fortes chuvas que vem castigando a região desde o final do mês de novembro.

 

 


PRIMEIROS IMPACTOS - O município de Itabela, do qual Francisqueto é prefeito, foi o primeiro a sentir os impactos negativos das chuvas que atingiram a região. No dia 29 de novembro, o distrito de Monte Pascoal foi devastado por ventos fortes, chuvas e com a queda de granizo. Segundo um levantamento da Secretaria de Assistência Social do Município, só no distrito, 282 famílias foram afetadas, destas, 05 estão desabrigadas e 30 tiveram que ser desalojadas por estarem em um local de risco.

 

 

 


Na sede do município, chuvas já haviam causado danos nos bairros Bacia, Dapezão, Bandeirantes, Ventania, Irmã Dulce e Jaqueira, onde um total de 26 famílias foram afetadas, destas, cinco tiveram que ser desalojadas.

 

 


PRIMEIRAS AÇÕES – Segundo o secretário Executivo do CONDESC, Rodrigo Baiôco, assim que soube dos danos em Monte Pascoal e da previsão de que as chuvas continuariam a atingir a região, Luciano Francisqueto colocou em alerta a equipe do CONDESC para iniciar de imediato as ações para minimizar os danos. 

 

 


Dos sete municípios que compõem o consórcio (Eunápolis, Itabela, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Guaratinga, Belmonte, Itagimirim e Itabepi), quatro sofreram com enchentes sem precedentes na região.

 

 

 
AÇÕES IMEDIATAS – De acordo com Baiôco, uma das primeiras ações de Francisqueto, como presidente do CONDESC foi informar e solicitar apoio, por meio de ofícios, a autoridades estaduais, federais e empresas de grande porte, como a Veracel Celulose. 

 

 

 


Nos documentos protocolados, o presidente do CONDESC informou sobre a situação de calamidade que ficaram municípios que integram o Consórcio e solicitou as devidas providências para o envio de recursos ou materiais para distribuição de alimentos, colchões, produtos de higiene para auxílio das famílias afetadas pelos temporais que atingiram a região.

 

 

 


No Estado da Bahia os ofícios foram encaminhados ao governador Rui Costa; ao secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins; ao superintendente de Proteção e Defesa Civil, Carlos Miguel de Almeida Filho; e ao secretário de Infraestrutura, Marcus Benício Foltz Cavalcanti.

 

 

 


Já a nível federal as solicitações de apoio aos municípios foram protocoladas junto gabinete do ministro da Cidadania, João Roma; do ministro da Defesa, Walter Braga Netto; e do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Alves.

 

 

 


AÇÕES PARALELAS - Paralelo a isso, o CONDESC mobilizou os equipamento que já possuía para atender de imediato os quatro municípios mais atingidos da região.

 

 

“Por determinação do presidente do CONDESC, buscamos fazer uma avaliação in loco e convocamos técnicos da Veracel para realizarem um diagnóstico junto com a CONDESC. Para que a empresa pudesse se posicionar no que poderia apoiar”, destacou Baioco.

 


TRABALHANDO DESDE OS PRIMEIROS MOMENTOS – Dentre as diversas iniciativas adotadas pelo CONDESC, sua equipe esteve no trecho de Caiubi, no município de Itapebi, onde as estradas foram bastante danificadas. Para lá, o CONDESC enviou uma pá-carregadeira e uma caçamba, para iniciar imediatamente a recuperação dos trechos danificados. O consórcio ainda aguarda mais equipamentos, que já foram solicitados ao Governo do Estado.

 

 

 


Já no povoado de União Baiana, no município de Itagimirim, onde ocorreram diversas erosões comprometendo a trafegabilidade. O CONDESC já disponibilizou alguns equipamentos que serão encaminhados para apoiar nas ações que o prefeito de Itagimirim, Luizinho, já está realizando com os equipamentos próprios do município. “Estes trabalhos serão complementados pelo CONDESC, que tem um projeto grande de recuperação para o distrito, que está aguardando ser aprovado pelo Governo do Estado. Da mesma forma, a estrada de Caiubi, será contemplada por um projeto maior. 

 

 

 


Segundo levantamento dos técnicos da Defesa Civil, em União Baiana, as chuvas torrenciais destruíram os acessos secundários e acesso principal que liga um povoado com mais de 900 habitantes a sede do município, impossibilitando, desta forma, serviços básicos emergenciais aos munícipes.

 

 

 


RECUPERANDO ESTRADAS - Para apoiar a recuperação das estradas vicinais de Eunápolis, o CONDESC encaminhou uma pá-carregadeira, que foi entregue na Secretária Municipal de Agricultura. O equipamento já está sendo utilizado na desobstrução das estradas vicinais.

 

 

 

“É importante salientar que o primeiro passo é desobstruir as estradas e depois planejar a recuperação”, destacou o presidente do CONDESC. 

 

 


Paralelo a isto, a equipe do Consórcio realizou uma visita técnica e uma auditoria no município de Guaratinga. Para lá, o consórcio encaminhou de imediato um carro pipa, que está garantindo o abastecimento de água na sede do município e no distrito de São João do Sul.

 

 

 

 

Fora isto, solicitou ao governo do Estado, uma retroescavadeira, que assim que chegou a sede da CONDESC, rodando para Guaratinga, já desobstruindo e reconectando trechos danificados pelas chuvas. 

 

 

 


A prefeita de Guaratinga, Marlene Dantas, agradeceu ao apoio do presidente do CONDESC, que ela classificou como um grande amigo e pediu paciência a população local, salientando que todas as ações estão sendo tomadas para mitigar os danos causados pelas chuvas. 

 

 

 


Uma escavadeira-hidráulica do CONDESC, que estava ilhada na cascalheira de Guaratinga, já foi liberada e também estamos utilizando nos trabalhos que estão sendo desenvolvidos no município. “Para apoiar dos municípios, ainda estamos aguardando o Governo do Estado enviar uma moto niveladora, que deve ser entregue a qualquer momento”, destacou o secretário do CONDESC. 

 

 

 


REUNIÃO COM O GOVERNADOR- Entre as ações imediatas tomadas pelo presidente do CONDESC, está a solicitação de uma reunião do Governador Rui Costa com os prefeitos dos municípios do CONDESC.
Atendida de imediato, a solicitação possibilitou o encontro online, realizado no dia 10 de dezembro, onde os prefeitos pontuaram as necessidades dos seus municípios. 

 

 

 


FORTALECER AÇÕES – O presidente do CONDESC, Luciano Francisqueto, salienta que a preocupação do Consórcio é garantir que os desabrigados sejam abrigados e fornecido alimentados.

 

 

 

“Fizemos solicitações de cestas básicas, que devem estar sendo distribuídas dentro de alguns dias. Além disso, não podemos esquecer que conectividade é importante, par que a população não fique isolada e privada de várias coisas, principalmente, de socorro”, concluiu Francisqueto. 

 

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com