Mais uma 'Promessa de Campanha' do prefeito Jânio Natal começa a sair do papel, estamos falando da 'Ponte Porto Seguro à Arraial d´Ajuda', a qual teve licitação ganha pela empresa Consórcio Pórtico UFC-NMA. O novo equipamento será construído a cerca de 10 Km do Centro da Terra Mãe do Brasil, precisamente nas proximidades da Faculdade UFSB.
A obra, uma Ponte e um Pontilhão sobre o Rio Buranhém, custará R$ 80,7 milhões de reais e terá seu início em junho deste ano, segundo a prefeitura, o prazo de construção é de 12 meses após seu início. A nova Via não substituirá a 'Travessia da Balsa', a qual continuará em funcionamento, mas, deve passar por 'Processo Licitatório' para adequação do serviço, tais como melhorias nas embarcações e tarifa de serviço.
Juntamente com a 'Ponte e Pontilhão', será construída uma 'Nova Estrada', que inclui, uma 'Ciclovia' e três 'Rotatórias'. Além de contemplar equipamentos de mobilidade, a obra segue todos os parâmetros e 'Leis Ambientais', especialmente na preservação do 'Canal' do Rio Buranhém e passagem de animais.
Estudo e Viabilidade
Para escolher a localização da ponte, foi realizado um estudo que levou em consideração a parte econômica, mais, principalmente a parte ecológica e a praticidade, desta forma, os estudos apontaram para a região da Universidade Federal UFSB. A obra irá aproveitar uma estrada rural já existente que liga Às margens do Rio Buranhém ao 'Trevo Arraial d´Ajuda com Trancoso.
"A construção deste equipamento vai contribuir não somente com a mobilidade urbana de nativos e turistas, esta obra também vai proporcionar uma segurança pública com mais agilidade, através do tempo de resposta das forças de segurança. Na saúde, o novo equipamento vai contribuir na diminuição do tempo de atendimento, dando comodidade e segurança ao cidadão e até mesmo preservando a vida", destacou o prefeito Jânio Natal.
Licitação
Realizada em 31 de março, a licitação aconteceu na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação, de acordo com o Edital, a execução das obras deverá obedecer ao prescrito na legislação e condicionantes de Licença Ambiental. O prazo é de 12 meses a partir da emissão da Ordem de Serviço, com 15 meses de vigência. Os recursos são do orçamento municipal da Secretaria de Projetos Especiais, de acordo com o Programa de Infraestrutura e Desenvolvimento Socioambiental de Porto Seguro - Etapa II.
No edital, a prefeitura justifica a necessidade de construção da nova estrada e pontes, entre outras razões, porque, “Os veículos encontram filas e desorganização das empresas que administram a travessia. A travessia de carros de passeios é compartilhada com viaturas, bombeiros e todo tipo de caminhões de carga, problemas agravados em períodos de alta temporada e maior movimento”.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com