Por decisão do Tribunal Regional Federal, 19 (dezenove) ônibus apreendidos durante a Operação Gênesis, realizada pela Polícia Federal, no Municipio de Porto Seguro, para combater uma organização criminosa na gestão da ex-prefeita Cláudia Oliveira, entre os anos de 2013 e 2016, serão repassados à Prefeitura de Porto Seguro para serem utilizados no reforço à frota da rede municipal.
Operação Gênesis
A Operação Gênesis teve o objetivo de combater a máfia do transporte público na gestão da ex-prefeita Cláudia Oliveira que, juntamente com o marido, chegou a ser presa pela Polícia Federal por desvio de R$ 250 milhões da Educação do Municipio. Ambos foram encaminhados ao presídio de Teixeira de Freitas, onde ficaram presos.
Durante a operação, diversos ônibus foram apreendidos como parte das investigações devido a diversas irregularidades, corrupção e outros crimes, envolvendo empresas de transporte coletivo.
Nesta segunda-feira, 26/6, uma decisão judicial deliberou que os 19 ônibus apreendidos fossem devolvidos ao município.
Quanto aos desvios em contratos que somam mais de R$ 250 milhões de reais da Secretaria Munucipal de Educação, dos quais foi apurados pela Polícia Federal, que, pelo menos 30% deste valor teria sido desvido na gestão de Claúdia Oliveira. O município de Porto Seguro fica no aguardo de uma possível devolução dos valores desviados, para que esses recursos sejam aplicados em prol de melhorias na educação.