Porto Seguro sediou nesta terça-feira, 08, no auditório do Porto Seguro Eco Bahia, o Seminário Macrorregional - RP Compartilhado - Macrorregião Extremo Sul, com o objetivo de tornar mais claro o Projeto de Registro de Preço Compartilhado dos medicamentos e Insumos da Assistência Farmacêutica na Atenção Básica.
O Projeto da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) simplifica o processo de aquisição de 280 medicamentos essenciais da assistência farmacêutica básica listados na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename). Isso resulta em preços mais acessíveis e permite que os municípios tenham maior controle sobre a gestão dos medicamentos.
Ao aderir ao RP Compartilhado, os municípios também aprimoram a gestão dos medicamentos, já que passam a negociar diretamente com os fornecedores ao adquirir ou retirar da lista estadual, sem a necessidade de manter estoques no Almoxarifado Central.
Dentre os medicamentos incluídos na assistência farmacêutica básica estão anti-hipertensivos, analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos e antidiabéticos, entre outros. A economia total alcançada pela Sesab chega a 60% em relação aos preços de mercado.
O Seminário contou com a participação do vice-prefeito e secretário de Saúde, Paulinho Toa Toa, do subsecretário Kerrys Ruas, do secretário de Saúde de Mucuri e diretor do COSEMS, Fernando Gonçalves Jardim, assim como de membros do setor jurídico (procuradoria, controle interno) e do superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde (Saftec/Sesab), Luiz Henrique d’Utra, que apresentou o projeto de forma esclarecedora.
Ascom - Prefeitura de Porto Seguro
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com