Devido às poplêmicas causadas por 'Supostos Motoristas de Aplicativos' que fazem 'Corridas Por Fora' ou seja, os que utilizam aplicativos com UBER ou 99 para fazer 'TRANSPORTE CLANDESTINO', o Imprensananet.com foi às ruas vivenciar a rotina dos motoristas de aplicativos para saber como funciona este tipo de trabalho, se vale a pena financeiramente trabalhar de forma legal e qual motivo os levam a agirem às margens da Lei.
Como deve trabalhar um motorista por aplicativo, suas regras e normas
Desde o início da liberação do 'Transporte por Aplicativos' como Uber e 99 ainda geram muitas polêmicas por conta de pessoas que burlam as regras estabelecidas durante sua liberação. O serviço de transporte por aplicativo não é um transporte público e sim um 'Transporte Particular'. Legalmente, os veículos que operam este tipo de serviço não pode ter 'Bigorrilho' (luminoso) nem tão pouco adesivo de identificação, normas previstas na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN de número 960, de 17 de maio de 2022.
Desta forma, o motorista deve instalar em seu celular, o aplicativo ou os aplicativos de sua preferência e aguarda que o mesmo seja notificado para fazer o transporte de passageiro. A publicidade deste tipo de transporte fica por conta das empresas que investe grandes quantias em publicidade, seja TVs, Rádios e Redes Sociais.
Vale a pena trabalhar como motorista por de aplicativo?
Todos sabem que o combustível em Porto Seguro é um dos mais caros do mundo, também é importante saber que o aplicativo utilizado pelo Imprensananet.com para como 'Laboratório' para esta reportagem é o UBER, inclusive, o que tem a maior taxa administrativa, algo em torno de 35% do valor de cada corrida. Importante mencionar que o veículo usado é um SUV que normalmente consome mais combustível que a maioria dos veículos que fazem este tipo de trabalho.
Mesmo com estas informações acima e rodando em média 3 horas por dia, 'Podemos Afirmar que SIM', trabalhar como motorista de aplicativo proporciona uma renda em média de quatro a seis vezes maior do que se paga no comércio e hotelaria da Terra Mãe do Brasil. Este valor pode ser ainda maior a depender da dedicação e tempo de trabalho diário de cada motorista.
O perigo de contratar um motorista que faz 'Corrida por Fora', oi seja, faz 'Transporte Clandestino'
Quando um veículo é abordado pelas autoridades e é constatado a irregularidade, o passageiro terá o constrangimento de sai do veículo e ter que buscar uma forma LEGAL de seguir sua viagem, bem como, ser obrigado a acompanhar as autoridades até o distrito policial para prestar esclarecimentos, caso seja detectado anormalidades, tais como, veículo adulterado, sem documentação ou condição de uso e motorista sem CNH.
Por não ter registro da sua viagem, uma vez que não está registrada via aplicativo, o passageiro ainda corre o risco de sofrer assalto, estupro ou algo ainda pior, como o ocorrido com o casal Faustino de Souza e Daiane de Jesus Santos de Almeida em Teixeira de Freitas no último domingo dia 10/12.
Fautino e Daiane aceitaram fazer uma viagem para a Zona Rural de Teixeira de Freitas e até o momento estão desaparecidos. Veja a matéria completa sobre o desaparecimento do casal clicando aqui!
Sugestão e alerta
- Nunca aceite viajar fora do aplicativo, sua segurança deve está sempre em primeiro lugar.
- Ao solicitar o serviço, seus dados e os dados do motorista e veículo ficam registrados, o que garante a confiabilidade do serviço, inclusive, por perda de objetos ou mercadorias esquecidas dentro do veículo.
- Deste o momento da solicitação do serviço de transporte por aplicativo até o momento da chegada ao seu destino final, motorista e passageiro estão sendo monitorados em tempo real pelas empresas que tem contato direto com as autoridades de segurança.
Oportunidade de emprego e renda
A chegada do serviço de motorista por aplicativo é uma grande oportunidade de geração de emprego e até de renda extra, este serviço abre a possibilidade para pessoas desempregadas e para aquelas sem perspectivas de renda, ter um meio de ganhar dinheiro honestamente e legalmente. Felizmente, tantos 'motoristas' quanto 'passageiros', estão criminalizando uma forma legal de trabalho ao burlar as normas com as chamadas 'Corridas por Fora', as quais na realidade é TRANSPORTE CLANDESTINO.
Fique atento, denuncie! Seguiremos rodando para trazer novas informações para que você usuário do serviço fique informado e possa utilizar o serviço com total segurança. Aguardem novo conteúdo sobre o tema.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com