Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaIbirapitangaInternacionalItabunaItagimirimItapebiPau BrasilPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
22/12/2023 - 11:32:40

 

O serviço de transporte por aplicativo tipo 'UBER' ou '99', chegou no Brasil causando muito barulho, principalmente por conta do confronto de interesses com a classe dos taxistas. Após legalização do serviço no Brasil, um grande problema surgiu,  muitos motoristas passaram a 'burlar' o serviço de  transporte via APP oferecendo a chamada 'CORRIDA POR FORA', com o objetivo não pagar as taxas.

 

Serviço de Transporte via Aplicativos 'APP'

 

O transporte por aplicativo abre a possibilidade de uma nova profissão para aquele trabalhador desempregado, para pessoas que estão ociosas no mercado de trabalho e sem perspectiva de emprego por conta da idade, para o primeiro emprego ou até para renda extra. Entretanto, como todo 'Bônus', vem  o 'Ônus', que neste caso é as taxas cobradas pelos aplicativos, afinal, estas empresas investem alto em tecnologia e propaganda.

 

'Corridas por Fora'

 

Quando o motoristas oferece 'corridas por fora', ele está burlando a empresa que teoricamente lhe deu a possibilidade de um emprego legal, na realidade, ele está cometendo a ilegalidade do 'TRANSPORTE CLANDESTINO'. Quando realiza este tipo de infração, o motorista está sujeito às penas legais de multa e remoção do veículo, entretanto, o maior problema é a aberturas para crimes que podem afetar tanto para passageiros, quanto para motoristas. 

 

Pessoas de má índole se aproveitam deste tipo de delito para cometerem crimes! Veja alguns exemplo abaixo.

 

Casal que desapareceu após aceitar 'Corrida por Fora' em Teixeira de Freitas é encontrado morto em plantação de eucalipto 

 

O casal que estava desaparecido em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, foi encontrado morto em uma plantação de eucalipto na zona rural do município, na quarta-feira (13). De acordo com a Polícia Civil, os corpos tinham perfurações de arma de fogo e estavam lado a lado, em estado de em decomposição.

 

José Carlos Faustino de Souza e Daiane de Jesus Santos de Almeida foram vistos pela última vez no domingo 10/12, após aceitarem uma corrida com 'suposto motorista de aplicativo, entretanto a corrida teria sido 'por fora'. Segundo familiares do casal, José Carlos trabalhava como motorista por aplicativo, mas também costumava aceitar chamadas à parte.

 

 

No domingo, ele aceitou uma corrida em uma área afastada da zona urbana de Teixeira de Freitas, conhecida como Comunidade da Palha, e levou a esposa. Desde então, os familiares não conseguiam mais entrar em contato com eles. 

 

Motorista por aplicativo suspeito de sequestrar e extorquir mulheres em Salvador, presta depoimento e assume apenas um dos quatro crimes

 

 

O motorista por aplicativo suspeito de sequestrar e extorquir mulheres em Salvador prestou depoimento na delegacia e foi preso nesta quarta-feira 08/12. Segundo Cássia Cristina, advogada do suspeito, Jonatas dos Reis Oliveira assume apenas um dos quatro crimes pelos quais é investigado. Os quatro casos aconteceram entre setembro e outubro deste ano, nos bairros do Costa Azul, Tancredo Neves, Pituba e Paralela, ao todo, cinco mulheres foram vítimas do suspeito, duas delas, na mesma corrida.

 

 

A advogada do suspeito contou que ele só confirma o crime que aconteceu na saída de um shopping da capital baiana. Na ocasião, as vítimas pediram o carro por aplicativo e, após entrarem no veículo, o suspeito cancelou a corrida. Ele obrigou as vítimas a fazerem pix e roubou os celulares delas. Ainda segundo a advogada, a motivação do crime teria sido ameaças que o suspeito sofria de um agiota.

 

"Ele disse que estava sendo ameaçado por um agiota, devia R$ 7 mil. Ele estava com a cabeça já para 'ser lançada fora' e não teve outra opção a não ser cometer esse crime", contou.
 

A advogada ainda contou que um homem identificado como Silvino teria aconselhado o suspeito a sequestrar e extorquir as vítimas. O suspeito atribui os outros três casos semelhantes a este homem. A polícia não confirmou a informação, mas disse que outras pessoas estão sendo investigadas.

 

 

De acordo com a delegada Marita Souza, responsável pelo caso, Jonatas se apresentou na delegacia nesta quarta-feira e foi preso porque já havia dois mandados de prisão contra ele. Esses mandados são referentes a dois dos quatro casos registrados em delegacia na capital baiana. Além disso, a delgada contou que a polícia investiga se outro motorista por aplicativo pode ter cometido crimes similares.

 

O 'Modus Operandi' foi o mesmo nos quatro casos:

 

1 - As vítimas pediam o carro por aplicativo e esperavam no local indicado;

 

2 - Pouco tempo após as mulheres entrarem no carro, o suspeito cancelava a corrida;

 

3 - O suspeito anunciava o sequestro e mostrava uma arma de fogo;

 

 4 - Ele ameaçava as vítimas, as obrigava a transferir quantias via pix e roubava outros itens, como celulares e acessórios;

 

5 - Após os roubos, as vítimas eram deixadas em um trecho da BR-324.

 

Ainda conforme informado pela delegada, o suspeito falava para as vítimas que precisava do dinheiro para pagar uma dívida e ameaçava leva-las para Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador. A polícia já confirmou que ele tem familiares na cidade, mas ainda não há informações sobre possíveis crimes na localidade.

 

 

Além disso, Jonatas já tem passagem pela polícia por roubou, mas a delegada não informou detalhes sobre essa prisão anterior. O carro usado nos crimes, um ônix branco, foi emprestado por outro motorista por aplicativo, que está em um grupo do qual o suspeito faz parte.

 

 

Por - Gutemberg Stolze - Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com