O STF - Supremo Tribunal Eleitoral condenou o partido PSD de Porto Seguro à perda de mandatos de seus vereadores eleitos em 2020, a 'Decisão Unânime' por 7X0 cassa os mandatos do vereador Van Van Lage (Arraial d´Ajuda e Nido Vinhas (Trancoso). As investigações apuraram denúncia que o partido PSD, sob o comando do grupo político da ex-prefeita e atual deputada estadual Cláudia Oliveira, usou 'Candidatos Laranja' em sua composição, em especial uma mulher para compor a 'Cota Feminia Obrigatória'.
O Julgamento
Os bastidores da política portosegurense, iniciou a semana com a expectativa da votação do TSE, na segunda-feira 01/03, o Imprensananet.com já tinha a informação que a votação seguia com o placar de 3X0, e segundo fontes ligadas aos vereadores Van Van e Nido, o resultado seria inevitável. A concretização da casação dos mandatos ocorreu na noite desta terça-feira 02/04, confirmando a tendência desfavorável aos vereadores, a votação foi concluída em 7X0.
A investigação apurou que a referida candidata, além de não obter nenhum voto, ficou comprovado que a mesma participou da campanha de outro vereador como 'cabo eleitoral'. Os agora ex-vereadores, Van Van e Nido, já se desfiliaram do PSD, apesar de perderem os mandatos, os dois segue 'Elegíveis' para as eleições 2024, uma vez que segundo o processo, a culpa é do partido, ou seja, na prática, foi o partido que perdeu os mandatos.
Novos Vereadores
Para assumir as vagas perdidas pelo PSD, assumem o ex-vereador Rodrigo Borges (1.129 votos) e Priscila Bittencourt (565 votos), Priscila é irmão da Secretária de Assistência Social, Lívia Bittencourt.
Futuro Político
Após a perda dos mandatos, Van Van Lage e Nido Vinha seguem no grupo político do prefeito Jânio Natal, os novos partidos devem ser anunciados até o fechamento da 'Janela Partidária' que vai até o próximo sábado 06/03.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com