A comunidade de Caraíva teve uma noite memorável com a estreia do curta-metragem "Edite, Matriz do Samba" no último domingo, 27 de outubro. O salão da Associação dos Nativos de Caraíva se transformou em um verdadeiro cinema, recebendo membros da comunidade, amigos e turistas para prestigiar o lançamento. Cerca de 120 pessoas estiveram presentes para assistir ao filme, que contou com a presença de Edite dos Santos Silva e sua família, que proporcionaram um emocionante momento musical ao final da exibição.
“Fiquei muito emocionada e muito feliz com esta produção. Agradeço a toda a equipe que se dedicou em fazer o filme. Foram todos incríveis. Vieram na minha casa, gravaram com muito carinho. Foi um trabalho muito bonito que todos fizeram. Não tenho palavras para agradecer. Gratidão e estou muito feliz”, afirmou Edite após a exibição e emocionados aplausos.
Produzido pela Saruê Cultural e dirigido pela cineasta Fernanda Almeida, o filme celebra a história de Edite dos Santos Silva, uma mulher negra natural da Bahia, reconhecida como a matriarca do samba na região de Caraíva, em Porto Seguro. A narrativa explora a trajetória de Edite na formação da cultura do samba em Caraíva, destacando a importância da preservação e difusão da rica história local.
O curta-metragem estará disponível no canal do YouTube (http://www.youtube.com/@EditeMatrizdoSamba) até o final de novembro, antes de começar a sua jornada por festivais de cinema no Brasil e no mundo, levando um pouco da história da matriarca do samba em Caraíva para diferentes públicos. A primeira parada será no Festival Cine 73, realizado pelo Caraíva Cineclube e Saruê Cultural nos dias 5, 6 e 7 de novembro, na Vila de Caraíva, onde o filme será exibido na Mostra Regional ao lado de outras produções do extremo sul da Bahia.
A realização do filme recebeu apoio financeiro da Prefeitura de Porto Seguro, através da Superintendência de Cultura, por meio do Edital Lei Paulo Gustavo, direcionado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.