Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
12/03/2020 - 22:39:18

 

 

O banho de chuva é uma das atividades mais divertidas e irresistíveis que existem para qualquer criança. Para as mais pequenas, fica a curiosidade de como toda aquela água cai do céu; para as maiores, uma oportunidade de fazer uma bagunça diferente e sair da rotina normal de brincadeiras.

 

 

 

Verdade é que a chuva é um atrativo para todas as idades e combina com momentos de comemoração, de conquistas, de descontração e de muita farra! Para os mais espiritualizados, a chuva em momentos como a passagem de ano, por exemplo, pode simbolizar renovação e limpeza da alma.

 

 

 

É preciso, no entanto, falar sobre os perigos da chuva. Eles podem vir do céu, ou até mesmo do chão, e você precisa conhecê-los para proteger melhor as crianças nessas circunstâncias. Afinal, cuidas da saúde delasé nosso foco pprincipal. E então, vamos lá?

 

Períodos de chuva no Brasil

 

As duas estações mais chuvosas no país são a primavera e o verão, mas ambas apresentam chuvas com características diferentes. Confira!

 

Características das chuvas de primavera

 

Essa estação, situada entre duas outras completamente divergentes entre si (precedida pelo frio e secura do inverno e seguida da umidade e calor do verão), é também conhecida como a estação das flores. Isso se dá pela apresentação de clima ameno, propício para a flora mais delicada ganhar força.

 

 

 

É também a estação que eleva os índices pluviométricos do país, originando chuvas pouco intensas, mas constantes e de longa duração. Existem grandes chances dessas chuvas virem acompanhadas de muitos raios; por isso, você deve se manter bastante atento.

 

Características das chuvas de verão

 

O verão brasileiro começa em dezembro e termina em março. As variações constantes e rápidas no tempo, características desse período, aumentam também a quantidade de chuvas.

 

 

 

Essas chuvas, que tendem a ser mais presentes nas regiões centro, sul e sudeste do país, são também as mais agressivas e, portanto, perigosas. Geralmente, caem no fim da tarde e são bastante rápidas, mas intensas — é o período marcado pelas enchentes em todo o país. Normalmente, são acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas.

 

Cuidados necessários com as crianças em relação aos perigos da chuva

 

Os dois tipos de chuva descritos acima possuem diferentes características, mas ambos devem ser evitados. Os perigos da chuva para as crianças estão relacionados tanto ao momento em que elas estão caindo quanto às características do ambiente posteriores a elas.

 

 

 

Geralmente, as tempestades fecham o tempo de uma hora para outra e armam um céu carregado de nuvens escuras; elas chegam tão rapidamente quanto vão embora e podem causar estragos em pouco tempo, com suas fortes rajadas de vento, raios e inundações.

 

 

Já as chuvas menos intensas e de duração prolongada, podem parecer mais amigáveis e se tornarem um convite para uma brincadeira; no entanto, é preciso considerar o risco de contaminação da água e a possibilidade de doenças bacterianas e viróticas, sabendo disso, fiquem atentos.

 

 

Ascom - Escola Monte Rei

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com