A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensifica o controle da população de cães e gatos, retomando o serviço de esterilização de fêmeas e machos. Tomando a decisão de esterilizar seu animal, você também evita a procriação sem controle, e incentiva a posse responsável dos mesmos.
Com essa medida, a SMS promove um controle sobre as chamadas crias irresponsáveis, evitando no futuro que os animais sejam abandonados nas ruas, ou mesmo que sofram maus-tratos.
O Médico Veterinário do CCZ, Dr. Ricardo Batista, informa também que a esterilização dos animais reduz muito à incidência de doenças reprodutivas que podem levar o animal a morte.
De acordo com o Dr. Ricardo esta é uma medida de prevenção que pode ser utilizada nos cães a partir dos 8 meses e nos gatos a partir dos 6 meses. “A prevenção é de suma importância para evitar problemas futuros com a saúde pública e com seu animal”, disse ele.
A CIRURGIA - O procedimento consiste na retirada de ovários e útero – no caso da fêmea – e dos testículos – no caso do macho – sendo realizado por um médico veterinário, com o animal sob efeito de anestesia.
Entre as suas principais vantagens estão um menor risco de câncer de útero, mama, ovário e próstata; o sangramento e o cio deixam de ocorrer, assim como o barulho em função dele; além da melhoria da qualidade de vida do animal, entre outras.
As cirurgias estão sendo realizadas gratuitamente no Centro de Controle de Zoonoses, e as pessoas que tiverem interesse podem marcar o procedimento de seu animal através do telefone 3281 -3690, ou diretamente no CCZ.
Fonte: SECOM-PME
Por Adriana Araújo - Imprensananet.com