Avaliada pelo Ministério da Educação (MEC) como a melhor instituição de ensino superior do Nordeste, o Senai/Cimatec, em Salvador, recebeu nesta quinta-feira (26) a visita do governador Rui Costa e do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro.
Acompanhados pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, eles visitaram as instalações da unidade de ensino e conheceram o ‘supercomputador’ utilizado em pesquisas avançadas na área de petróleo e gás.
“É um orgulho, como baiano, ter aqui um equipamento como este. Um supercomputador que está entre os 100 maiores do mundo. Aqui [no Senai/Cimatec] tem apoio financeiro do Governo do Estado. Queremos continuar apoiando. Quero lançar em março o Pacto pela Educação na Bahia, convidando todas as indústrias a se engajarem nesta parceria”, afirmou Rui.
Parte dos cursos do Serviço Nacional da Indústria (Senai Bahia) é oferecida em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do governo federal, e são gratuitos. Somente em 2014, aproximadamente 71 mil jovens baianos se matricularam em cursos técnicos ou de qualificação, em vagas oferecidas por meio de parceria entre o Senai e o Pronatec.
Referência no Brasil
Conforme o ministro Armando Monteiro, que já foi presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), “o Cimatec [em Salvador] vai além das fronteiras da Bahia. É um centro regional e nacional por ser um centro integrado de manufatura, que é referência para o Brasil na área de automação industrial, otimização de processos e de robótica”.
Segundo o presidente da Fieb, Ricardo Alban, o Cimatec Industrial é outro projeto do Senai em andamento, que vai ser viabilizado por meio de parceria com o Estado. “O governador Rui Costa tem dado todo o apoio para o Cimatec Industrial, que estará localizado no Polo Petroquímico de Camaçari, em uma área de mais de um milhão de metros quadrados”.
De acordo com, ele a unidade será importante “para que possamos também dar apoio a toda cadeia produtiva da energia eólica e energia fotovoltaica, [entre] outras atividades que vão ser instaladas em um campo bem mais amplo, que é complementar a este centro tecnológico (Senai Cimatec) daqui”.
Participaram da visita também os secretários estaduais Manoel Mendonça (Ciência, Tecnologia e Inovação), James Correia (Desenvolvimento Econômico), Bruno Dauster (Casa Civil) e Marcus Cavalcanti (Infraestrutura), entre outras autoridades.
Manutenção automotiva
Entre os cursos oferecidos no Senai/Cimatec na área de aprendizagem industrial, em Piatã, está o de manutenção automotiva, que tem duração de um ano. Soteropolitanos e moradores dos bairros Parque São Cristóvão e Fazenda Coutos, respectivamente Juliana Souza e Emerson Machado, aproveitaram essa oportunidade.
Aos 23 anos e com a meta de se tornar competitivo no mercado de trabalho, Emerson avalia o curso como um dos melhores do país. “Nada pagamos. [É] uma oportunidade para pessoas com baixa renda ingressarem no mercado de trabalho e ter uma posição melhor”. Juliana, 19, única mulher da turma, considera a experiência gratificante. “O curso está sendo perfeito e tenho grande vontade de seguir na área. Acho legal esta parceria do governo porque [há] muitos jovens, como eu, que não têm condições de pagar um curso técnico”.
Fonte: Secom Comunicação Bahia
Por Gutemberg Stolze - imprensananet.com