Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
31/03/2023 - 15:54:51

 

Durante a noite desta quinta-feira 30/03, ao cortar da tradicional fita e sob o embalo de um bom forró pé de serra, foi aberta oficialmente ao público a segunda edição do “Origem Week — Feira de Origem e Negócios”, no Centro de Convenções de Salvador. No pavilhão da grande feira, estão reunidos mais de 200 expositores e 250 marcas de diversos municípios baianos, além de outros estados convidados.

 



Presente na cerimônia de abertura, o governador da Bahia em exercício, Geraldo Júnior (MDB), exaltou o evento, realizado pela MVU Empreendimentos/Grupo M21 em parceria com o estado, por meio da Setur, SDE, SDR, Sema, Setre e Seagri. “São ações transversais que visam dar um incremento a nossa economia e à movimentação do agronegócio, em consonância com a agricultura familiar”, declarou Geraldo.
 

 

A cerimônia contou ainda com a participação de diversas outras autoridades da política baiana, como o secretário do Turismo (Setur), Maurício Bacellar; o secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Wallison Tum; o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD); e as também deputadas Fabíola Mansur (PSB), Soane Galvão (PSB) e Fátima Nunes (PT).
 

 

Bacellar enfatizou o papel que tem o Origem Week para estimular o turismo. “São 250 marcas de origens animal, vegetal e artesanal, oriundas das 13 zonas turísticas do estado. Uma feira como essa não só fomenta a atividade turística mas também faz aumentar o fluxo da cadeia econômica”, disse o titular da Setur.
 

 

Até o domingo (2), turistas e soteropolitanos podem apreciar produtos de origem, gourmet e artesanais, com programação diária do Show Cooking, que traz grandes nomes da gastronomia nacional e internacional. Outro espaço, o Atelier, é comandado pelo Chef Léo Vilela, todos os dias.
 

 

Além disso, a garotada também vai aproveitar o Kids Cooking em cinco horários diários, das 15h às 19h, com a chocolatier Tia Pri, especialista em gastronomia funcional e infantil. A entrada no evento é a doação de 1 quilo de alimento não perecível.
 

 

Segundo o CEO do Origem Week, Marco Lessa, a atual edição deve receber um público ao menos duas vezes maior que o do ano passado. “É impressionante como a feira cresce ao longo dos quatro dias. A nossa expectativa é a melhor possível e, talvez, atinjamos a nossa meta, que é 15 mil pessoas, podendo até chegar a 20 mil”, estimou Lessa.

 

Feagri

 

Pelo segundo ano consecutivo, acontece também a parceria entre o Origem Week e o Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri), ação da Seagri no próprio Centro de Convenções, nos dias 30 e 31.
 

 

Reunindo secretários e gestores da agropecuária de municípios baianos, o fórum traz uma programação focada na discussão das potencialidades da agropecuária para o desenvolvimento sustentável das regiões. Além disso, tem como objetivo a instrumentalização de secretários municipais e técnicos, para que se tornem aptos a realizar projetos que arrecadem recursos para as respectivas cidades.
 

 

“Essa parceria é de uma importância muito grande, porque, quando você envolve a agricultura, aqui associada ao turismo, a gente divulga a Bahia, que é um estado muito grande e com diversas riquezas”, afirmou o titular da Seagri, Wallison Tum.

 


Programação desta sexta-feira (31)

 

A feira é aberta ao público às 14h. O Show Cooking começa às 14h30 com o Chef Jadson Nunes, segue às 16h com a Chef Dani Façanha e continua às 17h30 com o Chef Bruno Tupinambá. À noite, às 19h, o espaço é comandado pela Chef argentina Mariana Corbetta e, em seguida, às 20h30, pelo Chef Ricardo Campos.
 

 

Também na sexta, o Lounge Origem recebe a oficina de Macramê “Nós Macramê”, às 15h30, com Cassio Caiazzo e Erick Simões. Às 17h tem a Oficina e degustação das abelhas sem ferrão. Mais tarde, às 19h, acontece o Desfile Mulheres Negras. Raimundo da Cachaça fecha a programação com as “Caipirinhas”, às 20h.
 

 

No Auditório Fórum Origem, tem Capacitação para agentes de viagem da Costa do Cacau — Abav, às 14h30. Em seguida, às 17h30, acontece o “Desafio do Turismo Sustentável: lidando com as mudanças climáticas na costa do cacau”. Pra fechar a noite, às 19h, tem o evento “Impactos positivos do setor florestal para as pessoas e municípios”, com o diretor-executivo da Abaf, Wilson Andrade.

 

Sobre o Origem Week

 

Na programação ocorrem eventos já consagrados como o Chocolat Salvador Festival, Salão do Café, Bahia Descobre a Bahia e Origem Brasil, bem como os lançamentos da Ilha do Mel e o Wine Road Show, apresentando marcas baianas, nacionais e importadas.
 

 

Para ter acesso à programação, os interessados devem realizar um cadastro no site origemweek.com.br. O ingresso no Centro de Convenções pode ser trocado por 1 quilo de alimento não perecível. Os donativos arrecadados serão destinados às instituições de caridade cadastradas.
 

 

Durante quatro dias, a agricultura familiar, produtores de pequeno, médio e grande porte, representantes do poder público, privado e da sociedade civil organizada poderão compartilhar experiências e divulgar as melhores práticas para a entrega de produtos cada vez mais sustentáveis e rentáveis, promovendo as comunidades que dependem diretamente destas atividades.
 

 

O Origem Week 2023 é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceira com o governo da Bahia, por meio da Setur, SDE, SDR, Sema, Setre e Seagri. Grande sucesso de público, o festival caiu no gosto de baianos e turistas já faz parte do calendário de eventos do estado.

 

 

Ascom - Goya Comunicação

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com