Além da gravidez, diversos fatores físicos e emocionais podem provocar uma “bagunça” no organismo e causar atraso na menstruação. Conheça os principais motivos, como reconhecer as causas e como tratar do problema:
1. O corpo pode demorar até cinco anos para se adaptar à menstruação a partir de menarca, pois o sistema reprodutor ainda está em fase de amadurecimento. Atrasos no sangramento no início da adolescência, portanto, são normais.
2. O atraso na menstruação também pode ocorrer se a mulher passa muitos anos tomando pílula anticoncepcional. Como o organismo precisa de um tempo extra para se adaptar à produção hormonal, a situação pode demorar até 6 meses para normalizar.
3. Mulheres em período de amamentação também podem experimentar atrasos na menstruação, já que o organismo, durante o processo, libera hormônios que podem inibir a ovulação e, consequentemente, o ciclo.
4. Fatores emocionais também causam impacto no ciclo menstrual. Estresse e ansiedade, por exemplo, desencadeiam a liberação de determinados hormônios que podem provocar atrasos na menstruação.
5. O ciclo irregular também pode ocorrer em um quadro de obesidade. O aumento da gordura corporal e as alterações no metabolismo podem interferir no funcionamento da hipófise, parte do cérebro que regula a liberação dos óvulos.
6. Outra causa da irregularidade menstrual é a menopausa precoce, que afeta as mulheres a partir dos 35 anos.
7. Atrasos na menstruação também podem ocorrer se a mulher faz uso de remédios contra infecções, inflamações, gripes e resfriados, uma vez que os medicamentos desregulam a ovulação.
8. A Síndrome dos Ovários Policísticos é uma das causas consideradas mais graves que provocam a menstruação desregulada ou mesmo a ausência de sangramento. A condição é desenvolvida quando a mulher produz em grandes quantidades determinados hormônios.
9. Por ser uma das principais responsáveis pela produção hormonal, a tireoide, quando sofre alterações, também pode causar atrasos na menstruação. Neste caso é essencial que a mulher realize exames clínicos para saber se sofre de hipo ou hipertiroidismo.
10. Excesso de atividades físicas também pode fazer com que o ciclo menstrual fique desregulado. Isso ocorre porque se o corpo sente que está exercendo muita energia, irá "desligar" temporariamente o que considera uma função menos essencial, como a menstruação. Reduzir a intensidade dos treinos já regulariza e combate o problema.
11. A quebra de padrão de sono é outro fator causador de atrasos na menstruação. A confusão no relógio biológico pode alterar o ritmo do corpo, provocando irregularidade temporária no ciclo menstrual.
Fonte: Bolsa de Mulher
Por: D° Thassy Stolze - Imprensananet.com