Quem viu o primeiro tempo não esperava tanta emoção na reta final. Só o golaço de Quaresma, em chutaço de trivela, salvou a primeira etapa. No segundo tempo, houve de tudo. O VAR acabou sendo o grande personagem, ajudando o juiz a marcar um pênalti para Portugal - perdido por Cristiano Ronaldo - e outro para o Irã (convertido por Ansarifard). Em outro lance consultado em vídeo, o estádio ficou em suspenso com a possibilidade de expulsão de CR7, que acabou levando cartão amarelo. O craque não esteve bem, Portugal também não, e o Irã por pouco não arrancou a virada - e a classificação - aos 48 minutos do segundo tempo, mas Taremi manteve o jogo empatado em 1 a 1. Portugal avança às oitavas em segundo lugar, com 5 pontos, e o Irã, eliminado, termina honrosa campanha em terceiro, com 4. O Uruguai será o adversário lusitano.
Quaresma, Cristiano Ronaldo, Irã x Portugal (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)
NEM SEMPRE É DIA DE CR7
O craque português buscou jogo, como de costume, mas hoje não decidiu. Aliás, pelo contrário, quase comprometeu. Desperdiçou pênalti que abriria 2 a 0 para Portugal e poderia até ter sido expulso, após avaliação do árbitro junto ao VAR - acabou levando só o amarelo, quando deixou o braço no zagueiro Pouraliganji. Convenhamos: depois do que fez nas duas primeiras rodadas, CR7 não mereceria uma eliminação tendo justamente ele como um dos culpados.
Reação de Cristiano Ronaldo depois de perder o pênalti em Irã x Portugal (Foto: REUTERS/Ivan Alvarado)
DÁ-LHE, VAR!
O assistente de vídeo foi protagonista nesta segunda-feira. Primeiro, ajudou o juiz a assinalar pênalti de Ezatolahi em Cristiano Ronaldo. Depois, fez os portugueses prenderem a respiração aguardando que cor de cartão (foi amarelo, no caso) Enrique Cáceres mostraria a Cristiano Ronaldo, após revisar falta em cima de Pouraliganji. Mais para o fim do jogo, contribuiu para determinação de penalidade cometida por Cédric, que botou a mão na bola dentro da área.
Melhores momentos do VAR: Irã 1 x 1 Portugal pelo Grupo B da Copa do Mundo 2018
MONTANHA-RUSSA EM UM DIA
O goleiro iraniano Beiranvand começou mal o jogo. Saiu em falso em alguns cruzamentos, se estranhou com um defensor em lance que João Mário quase aproveitou para marcar... Mas ele deu a volta por cima mais tarde, em pênalti cobrado simplesmente por Cristiano Ronaldo. O craque buscava seu quinto gol na Copa do Mundo, para empatar com Harry Kane na artilharia. Bateu no canto, mas lá estava Beiranvand para evitar o segundo gol português. A defesa de pênalti motivou os iranianos, que empataram o jogo e por pouco não viraram no fim. Boa, Beiranvand!
Perdeu! Cristiano Ronaldo bate pênalti depois de VAR e goleiro pega, aos 7 do 2º tempo
E AGORA?
Portugal está classificado às oitavas de final da Copa, após ficar em segundo lugar no Grupo B, com 5 pontos - Espanha empatou em 2 a 2 com Marrocos e terminou na liderança pelo critério de gols pró. O adversário português será o Uruguai, no próximo sábado, dia 30, em Sochi. O Irã volta para casa com 4 pontos, em terceiro lugar. Marrocos segurou a lanterna, com 1 ponto ganho.
Fonte - G1
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com