O mundo do boxe ficou completamente surpreso na noite deste sábado. No Madison Square Garden, em Nova York, completamente lotado, o desafiante Andy Ruiz Jr. derrotou o então campeão dos pesos-pesados Anthony Joshua por nocaute no sétimo round, tomando para si quatro cinturões de uma vez.
Ruiz Jr., que é norte-americano com ascendência mexicana, era considerado o grande azarão do duelo e chama atenção por se porte, digamos, pouco atlético. Ele chegou a ir para a lona no terceiro round, mas se recuperou e derrubou Joshua duas vezes no mesmo assalto e outras duas no sétimo, antes de conseguir a impressionante vitória.
Joshua, que detinha os cinturões dos pesados da Federação Internacional de Boxe (IBF), da Organização Mundial de Boxe (WBO), da Associação Mundial de Boxe (WBA) e também da Organização Internacional de Boxe (IBO). O britânico estava invicto em 22 lutas, com 21 vitórias por nocaute.
Ruiz Jr., que chegou para a luta com um cartel de 33 vitórias e uma derrota, não deveria ser o desafiante na noite deste sábado. Joshua enfrentaria Jarrell “Big Baby” Miller, mas o lutador falhou em quatro testes anti-doping, testando positivo para três diferentes substâncias proibidas.
Então veio a tentativa de uma luta com Luis “King Kong” Ortiz, mas ele recusou o confronto de olhos em uma revanche com Deontay Wilder no fim do ano. Segundo Darren Rovell, da Action Network, o primeiro contato para combinar a luta foi feito pelo empresário de Joshua que mandou uma mensagem no Instagram para o representante de Ruiz Jr. após as tentativas frustradas anteriormente.
Andry Ruiz Jr. se tornou o primeiro lutador com origens mexicanas a conquistar o cinturão da categoria peso pesado.