Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
23/06/2020 - 12:19:08

 

 

Município com segundo maior número de casos confirmados de coronavírus na Bahia, Itabuna completou três meses com o transporte coletivo suspenso. Os ônibus da cidade estão parados nas garagens desde o dia 22 de março. Desde então, não houve flexibilização.

 

 

 

Itabuna é atendida por duas empresas de transporte coletivo e possui, no total, uma frota de 90 ônibus. Antes da pandemia, o município contava com 600 trabalhadores da área. Porém, segundo o Sindicato dos Rodoviários, aproximadamente 100 funcionários já foram demitidos. Os que ficaram tiveram a carga horário e o salário reduzidos.

 

 

 

No início de abril, os rodoviários chegaram a realizar um protesto contra o pagamento parcial dos vencimentos. Durante a manifestação, eles gritaram "temos empregos, mas não temos salário", enquanto batiam panelas. Segundo o diretor de Transportes de Itabuna, Pedro Miguel Junior, a prefeitura trabalha para que o transporte coletivo seja retomado de forma segura.

 

 

 

"A partir do momento em que foi publicado o decreto municipal e a portaria de paralisação dos ônibus, o Ministério Público da Bahia solicitou da prefeitura um plano de reabertura para essa movimentação do transporte coletivo. Nossas equipes técnicas estão reunidas com a Secretaria de Saúde e com a indústria e o comércio, para ver a melhor forma possível, com segurança para todos, o momento certo de abrir, e os ônibus voltarem a circular no município”, disse.

 

 

 

O diretor não revelou uma data para que o serviço volte a operar em Itabuna. No entanto, adiantou que, em primeiro momento, o transporte coletivo será retomado de forma reduzida.

 

 

 

“Nesse momento inicial será parcial, gradativamente. Não sabemos o contingente de pessoas que vai utilizar. De certo é que vamos utilizar de todas as maneiras possíveis para que todas as pessoas possam trafegar pela zona urbana e rural com total segurança, de acordo com as recomendações da OMS”, declarou.

 

 

 

A prefeitura de Itabuna afirmou que a retomada do transporte coletivo ocorrerá simultaneamente com a flexibilização do comércio. De início, apenas 30% da frota será liberada. Em uma segunda etapa, 50% dos ônibus poderão trafegar pelo município. Normas para o funcionamento do serviço será divulgadas posteriormente.

 

 

 

Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do estado (Sesab), Itabuna registra um total de 1.770 casos confirmados de coronavírus, dos quais 695 são considerados ativos. Ainda conforme o boletim, 51 pessoas morreram no município em decorrência da doença.

 

 

Fonte: G1 Bahia

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com