Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
01/03/2021 - 09:09:46

 

 

A Presidente do Sindimed, Sindicato do Médicos do Estado da Bahia, Dra. Ana Rita de Luna, gravou um vídeo com duras críticas e denúncias contra o governador Rui Costa após o mesmo declarar que faltam médicos para trabalhar em novas UTI´s. Para Ana Rita, a manifestação foi uma surpresa.

 

 

“Não faltam médicos, falta respeito, quando o senhor deixou de fazer concurso há mais de 10 anos, abrindo concurso para outras categorias e nenhuma vaga para médicos. Faltou respeito quando o senhor deixou de dar a progressão daqueles médicos que são estatutários, não fazendo a avaliação necessária para que eles progridam na carreira, faltou respeito quando o senhor ao deixar de fazer concurso passou a terceirizar a mão de obra através das organizações e até mesmo o credenciamento direto datado de 2010”, disse a presidente do Sindimed.

.

 

O Sindicato diz que quando o Estado contrata mão de obra por pessoa jurídica, deixa de pagar as organizações sociais com as quais fez acordo e essas, sem condições, deixam de pagar os médicos.

 

 

“Gastos 151 milhões em credenciamento direto com pessoas jurídicas, sem controle algum, dando calote em diversos hospitais. Temos como exemplo o Hospital de Juazeiro, Ribeira do Pombal, Alagoinhas, Madre de Deus, vários gripários de Salvador, Hospital Prado Valadares, que chegou a ter 5 meses de atraso”, denuncia Ana.

 

O Imprensananet.com destaca que em Porto Seguro, o HDLEM - Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães também vive constantes atrasos de pagamentos. 

 

 

“Não venha dizer que está faltando médico para a população, os médicos colocaram suas vidas em risco, mantiveram seus postos de trabalho e o senhor deixou de pagar através de calote direito ou indireto, não passando o valor necessário para as OS´s. Onde está o seguro que o senhor prometeu? Aliás, só prometeu depois de muito esforço do Sindicato com uma carta para todos os parlamentares. O senhor fez tanta burocracia em cima desse seguro que não tivemos notícias de nenhum médico que tenha recebido esse seguro por adoecimento por covid e muito menos os familiares que faleceram”, denuncia o sindicato.

 

 

RESPIRADORES PAGOS ADIANTADOS E NÃO RECEBIDOS

 

A Diretora de Comunicação do Sindimed, Dra. Clarice Saba, gravou um vídeo com mais críticas ao governador Rui Costa e ainda cobrou o dinheiro da compra de respiradores, desviado em uma negociação fraudulenta. O STJ investiga compras suspeitas do governo do estado na área de saúde. Segundo o tribunal a Bahia, em nome do consórcio Nordeste, efetuou, em Março, uma compra de 300 respiradores no valor de 49 milhões de Reais. A parte da Bahia, nesse montante, seria de R$10 milhões pagos antecipados a empresa Hemcare. Ao que consta, esses equipamentos nunca foram entregues ao governo estadual baiano ou a nenhum outro estado do consórcio.

 

 

 

Posteriormente, uma nova denúncia somou-se à antiga e acusa o governo de ter feito uma segunda compra, dessa vez com a empresa Ocean 26, no valor de 44,8 milhões de Reais. Se confirmada, o Estado da Bahia terá sofrido um prejuízo em torno de R$ 54,8 milhões. Dinheiro público desperdiçado, escorrido pelo ralo.

 

 

 

RUI COSTA COGITA BUSCAR MÉDICOS FORA DO ESTADO 

 

O governador Rui Costa relatou na sexta-feira (26) que a Bahia está com dificuldade na contratação de equipes médicas para trabalhar em hospitais que estão fazendo atendimento da Covid-19. Segundo ele, o estado está analisando alternativas e pode recorrer à Justiça. Rui Costa falou também que, desde que o hospital de campanha da Arena Fonte Nova reabriu, ainda não conseguiu uma organização para gerir a unidade, porque todas alegam que estão sem profissionais disponíveis.

 

 

“Nós estamos com imensas dificuldades e nós hoje vamos analisar alternativas para conseguir ter uma equipe médica, enfermeiros especializados em UTI, fisioterapeutas especializados em UTI, médicos”, disse ele.

 

 

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com