Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
15/09/2022 - 08:35:19

 

 

A nossa reportagem, esteve, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 15/9, no distrito de Trancoso, onde uma decisão judicial de reintegração de posse foi cumprida por oficiais de justiça, com apoio de forças policiais e agentrs da prefeitura de Porto Seguro.

 

 

Logo no início da manhã, um pequeno grupo de manifestantes começou um bloqueio da BA-001, estrada de acesso para Trancoso, mesmo com a presença de uma guarnição policial. Outros manifestantes chegaram e o acesso foi completamente interditado com queimas de pneus e madeiras. 

 

 

Após manterem fechado o Trevo de Trancoso, impedindo o acesso à Caraíva e Porto Seguro, com a chegada de reforço de policiais, os manifestantes entraram em confronto com a polícia que utilizou de força sem armas letais para liberação da pista e cumprimento da ordem de reintegração de posse de terras.

 

 

A Polícia Militar utilizou bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo e tiros com balas de borracha para dispersar o grupo e romper os bloqueios no acesso. Com ajuda de maquinários e apoio do caminhão do Corpo de Bombeiros para a retirada dos pneus em chamas, a  pista foi liberada e as guarnições militares seguira cumprir o mandato.

 

 

Nota oficial do 8º Batalhão de Polícia Militar;

 

 

- Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e realizou a desobstrução, ao tempo em que o grupo de infratores atirava pedras, pedaços de pau, garrafas de vidro e coquetéis molotov contra os policiais, obrigando-os a fazer uso da força necessária, para conter a injusta agressão”.

 

 

A nota ainda informa que;

 

 

- Superada essa barreira inicial, os militares se depararam com um segundo foco de resistência, mais à frente. Desta vez, o grupo opositor roubou um caminhão e o atravessou na via, no intuito de impedir a passagem das viaturas. Outrossim, alguns membros do grupo, num ato criminoso, passaram a deflagrar disparos de arma de fogo contra os militares. Novamente, foi necessária uma ação mais enérgica por parte dos policiais, a fim de contornar o obstáculo e fazer cessar o confronto, impelindo os suspeitos à fuga”.

 

 

A estrada foi liberada após muita tensão e confusão.

 

A reintegração foi cumprida pelo oficial de justiça. Algumas pessoas foram presas, mas não houve registro de feridos. Os barracos serão demolidos e a área passará por uma reabilitação ambiental. Muitas árvores foram suprimidas pelos invasores.

 

 

Dentre as pessoas que foram presas, está, Flávio Prates Cruz, um dos líderes do MRC. Flávio que estava com mandato de prisão, é acusado de formação quadrilha, promover pertubação da ordem pública, etc.

 

 

Assistência Social

 

Dutante toda a operação, o secretário municipal de Assistência Social, Cláudio Maragoni, juntamente com sua equipe, ofertaram apoio às familias  desalocadas, com alugueis sociais e principalmente com veículos e dois ônibus com destino aos municípios de Itabela, Guaratinga, Itamataju, Teixeira de Freitas e Santa Cruz Cabrália, moradias da maioria dos invasores.

 

 

Os manifestantes do grupo MRC (Movimento de Resistência Camponesa) estavam ocupando uma área de cerca de 800 hectares na Fazenda Itaquena e Rio dos Frades, de propriedade do empresário Moacir Andrade. Ele conseguiu uma reintegração de posse na Justiça através de decisão do juiz federal Fernando Paropat.

 

 

 

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com