Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
03/10/2022 - 06:34:36

 

 

Entre os 17 ex-ministros do governo de Jair Bolsonaro (PL) que disputaram cargos públicos nas eleições, 9 foram eleitos. Em maio, 10 ministros deixaram o governo para se candidatar nas eleições. Antes disso, outros 18 saíram ou foram demitidos de seus cargos. Destes, 7 disputaram o pleito deste domingo 02/10.

 

 

Dos 17 ministros que concorreram a cargos eletivos nessas eleições, 12 receberam o apoio oficial de Bolsonaro em suas candidaturas. O ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto (PL) disputa a eleição para o cargo de vice-presidente da chapa de Bolsonaro à reeleição e segue para o 2º turno.

 

 

Além de Braga Netto, o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) segue na disputa por São Paulo contra Fernando Haddad (PT). O ex-ministro do Trabalho e Previdência Social Onyx Lorenzoni (PL) também disputa o 2º turno contra Eduardo Leite (PSDB).

 

 

Entre os 4 ex-ministros que não receberam apoio oficial do chefe do Executivo nas candidaturas, 3 romperam com o governo, são eles: Sergio Moro (União), ex-ministro da Justiça e Segurança Pública; Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), ex-ministro da Saúde; e Abraham Weintraub (PMB), ex-ministro da Educação.

 

 

A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves (Republicanos) não recebeu apoio oficial do presidente em sua campanha pelo Senado pelo Distrito Federal por disputar a vaga com a candidata do PL ao cargo, Flávia Arruda. Damares, no entanto, é apoiada pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

 

 

Entre os ex-ministros do governo candidatos a senador, 5 foram eleitos. Desses, apenas 3 foram eleitos com o apoio de Bolsonaro: Teresa Cristina (PP-MS), Marcos Pontes (PL-SP) e Rogério Marinho (PL-RN). Sérgio Moro e Damares Alves ganharam a disputa sem o apoio oficial do presidente.

 

 

Entre os candidatos a deputado, 3 saíram vitoriosos na disputa até às 23h36 deste domingo (2.out.2022): Ricardo Salles (PL-SP), Eduardo Pazuello (PL-RJ) e Osmar Terra (MDB-RS).

 

 

Entre os ministros que não receberam apoio do chefe do Executivo, 3 disputaram o Senado e 1 concorreu à Câmara dos deputados: Abraham Weintraub (PMB), ex-ministro da Educação, que tem 4.057 e não foi eleito ao cargo.

 

 

Além dos ex-ministros, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos) disputou uma vaga ao Senado pelo Rio Grande do Sul e foi eleito com 44,11% do votos válidos no Estado.

 

 

Fonte: Poder360

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com









 

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com