Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
19/01/2023 - 14:32:52

 

O conflito entre índios e fazendeiros no extremo sul baiano ganha mais um capitulo polêmico após áudio de 'SUPOSTA MÃE' de um dos indígenas assassinado em Itabela na noite da última terça-feira 17/01, viralizar. Em um dos trechos, revoltada, a mãe diz;

 

 

"Reinaldo, vigia vocês como caciques e tomam vergonha nas suas caras, porquê os culpados disso tudo são vocês com isso tudo que está acontecendo ai. A gente não toma conta nem dos nossos quintais, temos tanta terra e nem cuidamos do que é nosso para vocês ficarem invadindo o que é dos outros... 'Terra nois tem', 'nois não' trabalha por que não quer...", diz um dos trechos do áudio.

 

 

Vítimas

 

Samuel Cristiano do Amor Divino, 25 anos, e o adolescente Nawy Brito de Jesus, 16 anos, ambos indígenas 'Pataxó, seguiam pela BR-101 em uma motocicleta quando foram assassinados com vários tiros.

 

BR-101 Interditada e veículos depredados

 

Após o assassinato, como forma de protestos, indigenas interditaram a BR-101 e depredaram veículos que passavam pelo local.

 

Conflito

 

O clima tenso entre fazendeiros e índios pataxos teve início no segundo semestre de 2022 com indigenas invadindo fazendas no extremo sul. Para proteger suas propriedades, os fazendeiros contrataram seguranças armados.

 

 

Neste mês de janeiro, fazendas voltaram a ser invadidas e agricultores expulsos de suas propriedades. Os dois indígenas foram mortos na entrada de uma das fazendas ocupadas por 19 comunidades pataxó do Extremo Sul da Bahia.

 

 

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com