Uma crise instaurada na cacauicultura da África fez o preço do cacau "Explodir" no Brasil nos últimos meses. A escassez do cacau nos países africanos têm causado um grande alvoroço na indústria do chocolate.
Com a dependência mundial do cacau proveniente da África Ocidental que está enfrentando uma crise sem precedentes, o preços no Brasil disparou. A escassez está quase levando ao encerramento de fábricas de processamento na Costa do Marfim e no Gana, os dois maiores produtores mundiais, responsáveis por mais de 60% da produção global.
Em Nova York, os contratos futuros do cacau na ICE subiram na sexta-feira, com os negociantes preocupados com a escassez de suprimentos, depois que a Reuters informou anteriormente que as principais fábricas dos maiores produtores, Costa do Marfim e Gana, haviam interrompido ou cortado o processamento por não terem condições de comprar os grãos.
CACAU
O cacau em Londres subiu 5,4%, para fechar a 5.775 libras por tonelada métrica, tendo atingido uma máxima no contrato de 5.799. Os negociantes disseram que os relatos de paralisações iminentes ou contínuas dos processadores da Costa do Marfim e de Gana criaram pânico no mercado.
Os preços do cacau mais do que dobraram no último ano, atingindo uma série de recordes, graças a três anos consecutivos de colheitas ruins na Costa do Marfim e em Gana, com a expectativa de uma quarta safra. O cacau em Nova York subiu 6,9%, a 7.224 dólares por tonelada, tendo atingido uma máxima no contrato de 20.008,50 dólares.
Preço no Brasil
Com a cotação que chegou à máxima de 10.008,50 dólares à tonelada, o equivalente à R$ 50.442,84 (Cinquenta mil, quatrocentos e quarenta e dois reais e oitenta e quatro centavos) a tonelada, ou seja, R$ 756,64 à arroba, ou 50,44 o kg, os cacauicultores da Bahia estão sorrindo a toa.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com