A menos de um ano para as 'Eleições Municipais 2024', a movimentação entre grupos e partidos políticos tentam definir os candidatos a prefeitos. Em Belmonte não é diferente, de um lado, o prefeito Bebeto tentará a reeleição, apesar dos desgastes, com os servidores públicos, rumores de corrupção e secretário de governo pedindo demissão.
Na oposição, o nome do ex-prefeito Iêdo Elias é uma das possibilidades, apesar do mesmo ter perdido as duas últimas eleições após iniciar a campanha como favorito. Oficialmente, ainda não se sabe se Iêdo será candidato, principalmente por duas questões, a idade e condições de saúde para enfrentar uma nova eleição.
Atualmente, Iêdo segue forte na corrida ao executivo de Belmonte, entretanto, ainda um longo caminho até o início oficial da campanha. Em 2016, Iêdo cometeu o erro de achar que estava ganho, deixou seu grupo sem suporte de campanha, segundo alguns dos seus candidatos a vereadores. Naquela oportunidade, Iêdo perdeu para Jânio Natal.
Em 2020, novamente Iêdo Elias iniciou a campanha como franco favorito, inclusive, com livre acesso ao grupo do então prefeito Janival que não era candidato. Entretanto, após vazamento de áudios e vídeos criticando o então deputado estadual, Jânio Natal, o grupo de Janival 'debandou' e virou voto para Bebeto, atual prefeito.
Quem aparece forte em pesquisas e aceitação popular é Luciano Alves, ex-secretário na gestão Janival e atual secretário de Serviços Público, Manutenções e Concessões de Porto Seguro.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com