A cidade de Marechal Deodoro vai voltar a ser a capital de Alagoas durante o Dia da Proclamação da República, comemorado nesta terça-feira, 15 de novembro. Na cidade onde nasceu o proclamador, a data celebra não só os 133 anos de República Federativa, mas também a história do Marechal Manuel Deodoro da Fonseca.
A programação desta terça inclui desfile, visitação a museus e entrega da Comenda Rosa da Fonseca a 14 pessoas, incluindo o governador Paulo Dantas (MDB) e o vice-presidente da Repúbica, General Hamilton Mourão (Republicanos) (confira a programação completa mais abaixo).
A transferência da sede do governo estadual de Maceió para o município de Marechal Deodoro acontece anualmente desde 2009 e consta no parágrafo único do artigo 6º da Constituição Estadual de Alagoas. De acordo com o Superintendente do Patrimônio Histórico de Marechal Deodoro, Ênio Lins, o objetivo da celebração é "aproveitar ao máximo o potencial cultural e educativo do 15 de novembro em relação à participação das figuras importantes da cidade junto à República, que são o próprio Marechal Deodoro e Dona Rosa da Fosceca, patrona da família militar brasileira, além dos irmãos [do Marechal]".
Programação
A Casa Museu Marechal Deodoro também estará funcionando durante o feriado, das 8h às 17h. Lá o público poderá encontrar os objetos pessoais como medalhas e espadas, além do acervo de peças, quadros e mobiliários que visam reconstruir o cenário da época em que viveu o Marechal.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com