Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaIbirapitangaInternacionalItabunaItagimirimItapebiPau BrasilPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
02/09/2023 - 08:39:14

 

A PF - Polícia Federal, deflagrou na sexta-feira 01/09, uma operação contra supostos desvios de verbas federais na CODEVASF - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Entre os alvos está a prefeita de Vitorino Freire (MA), Luanna Rezende, irmã do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil).

 

 

Os investigadores apuram fraudes em licitações, desvio de recursos e lavagem envolvendo dinheiro de emenda parlamentar. Os policiais federais cumprem 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitorino Freire, São Luís e Bacabal, todos no Maranhão.

 

As buscas foram autorizadas pelo STF através do Ministro Roberto Barroso 

 

O Ministro das comunicações, Juscelino Filho também é investigado no caso, a PF pediu a Barroso que ele fosse incluído nas buscas última sexta-feira 01/09. Em nota, Juscelino negou estar envolvido em irregularidades e se disse aberto a esclarecimentos.

 

 

A polícia rastreou o desvio de emendas parlamentares para a pavimentação de asfalto em Vitorino Freire. A empresa responsável era a Construservice, contratada pela CODEVASF quando Juscelino Filho era deputado federal. Também investigada, a empreiteira afIRMOU EM 'Nota', que vai colaborar com as investigações.

 

 

Trata-se da 3ª fase das investigações, iniciadas em 2021 - Eis as datas;

 

- 1ª fase: 20.jul.2022 – Operação Odoacro;

 

- 2ª fase: 5.out.2022 – Operação Odoacro 2;

 

- 3ª fase: 1º.set.2023 – Operação Benesse.

 

 

A PF afirma que, se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude em licitação, lavagem de capitais, organização criminosa, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva. A corporação não divulgou o nome de todos os alvos.

 

 

Com orçamento de R$ 2,7 bilhões em 2022, a Codevasf é uma das empresas públicas mais cobiçadas por políticos, sobretudo os do Centrão. Ela é vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e desenvolve projetos sustentáveis de irrigação das bacias hidrográficas em que atua.

 

 

A estatal foi criada em 1974 para atuar no entorno do rio São Francisco mas, com o tempo, teve sua atuação e orçamento expandidos. Em maio de 2023, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estudava ampliar superintendências na empresa para distribuir cargos nos escalões inferiores do Executivo e, assim, fortalecer sua base no Congresso.

 

 

Em nota, a CODEVASF afirmou que colabora com as apurações e que demitiu, em agosto, um funcionário suspeito de envolvimento no caso. “A companhia mantém compromisso com a elucidação dos fatos e com a integridade de suas ações e continuará a prover suporte integral ao trabalho das autoridades policiais e da Justiça”.

 

O que diz Jucelino Filho

 

O ministro divulgou uma nota assinada pelos advogados Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso. No posicionamento, se disse à disposição das autoridades e afirmou que emendas parlamentares são instrumentos legítimos e democráticos do Congresso. 

 

 

“Toda atuação de Juscelino Filho, como parlamentar e ministro, tem sido pautada pelo interesse público e atendimento da população. É importante ressaltar que Juscelino Filho não foi alvo de buscas e que o inquérito servirá justamente para esclarecer os fatos e demonstrar que não houve qualquer irregularidade”, afirma a nota.

 

 

Fonte: Poder360

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com