A primeira noite da programação de aniversário dos 35 anos do Tocantins foi interrompida depois de um tiroteio que gerou pânico e correria na Praça dos Girassóis, na madrugada desta sexta-feira 06/10. O adolescente Ruan Gomes da Silva, de 17 anos, acabou sendo atingido por um tiro na cabeça e morreu.
Uma multidão com cerca de 40 mil pessoas acompanhava a sequência de shows
Os tiros teriam começado depois de um briga entre o policial militar Mikel de Melo Barbosa e outros dois homens. Durante a confusão a arma do PM foi tomada e ele foi atingido por tiros nas costelas e no quadril. Um casal também foi atingido pelos disparos e várias pessoas se machucaram durante a correria.
O que provocou o tiroteio
O tiroteio aconteceu por volta das 3h da madrugada durante o show da dupla Maiara e Maraísa. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o que se sabe até o momento é que um policial de folga e à paisana se envolveu em uma discussão com dois homens.
"Um policial nosso se envolveu em uma confusão com essas pessoas que já tinham passagem pela polícia. Em uma luta corporal eles tomaram a arma do policial e passaram a fazer disparos de arma de fogo a esmo", explicou o comandante-geral da PM, Coronel Márcio Antônio Barbosa.
Quem é o jovem morto
O adolescente Ruan Gomes da Silva, de 17 anos, estava assistindo ao show com primos. A família contou que ele trabalhava como chapeiro em uma lanchonete e estava terminando os estudos. Ele foi baleado na cabeça e morreu no local.
Segundo a polícia, a princípio ele não tinha qualquer envolvimento com a confusão e foi morto por uma bala perdida. "A informação que nós temos é que não tinha nada a ver e foi vítima de uma bala perdida, mas isso quem vai poder afirmar será a perícia e a investigação que será feita pela Polícia Civil agora", disse o coronel.
O velório começou por volta das 16h30 desta sexta-feira (6), na casa da família do jovem, no Aureny IV. O enterro está marcado para as 11h deste sábado (7). O policial foi atingido nas costelas e no quadril, passou por cirurgia e está fora de perigo.
Quem é o policial baleado
Mikel de Melo Barbosa, de 23 anos foi o policial militar baleado após ter a arma tomada durante uma briga. De acordo com o comandante-geral da PM ele é soldado integrante da força tática do estado e preparado.
"Enquanto ele estava em luta corporal com um dos suspeitos, veio o outro por trás e arrancou a arma dele. Tudo indica que foi uma emboscada em que o policial ficou refém da supremacia de força dos criminosos, que acabaram rendendo e tomando a arma dele", disse o coronel.