Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaIbirapitangaInternacionalItabunaItagimirimItapebiPau BrasilPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Bárbara Daniely
14/10/2023 - 20:39:34

 

Moradores de vários países do mundo, inclusive do Brasil, puderam observar neste sábado (14) o eclipse solar anular. O fenômeno ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra.

 

 

O eclipse foi visto primeiro na costa oeste dos Estados Unidos. O Brasil foi o último país a assistir ao fenômeno astronômico, no período da tarde, que teve duração de duas horas.

 

 

As regiões Norte e Nordeste foram as mais privilegiadas e puderam ver o eclipse alcançar seu ápice quando se formou o chamado "anel de fogo". Nas outras regiões, se o tempo colaborou, moradores também puderam ver o Sol "mordido" pela Lua.

 

Eclipse solar em Bryce Canyon National Park, Utah, nos EUA — Foto: Rick Bowmer/AP

 

 

Eclipse Solar Anular em Natal-RN — Foto: Alexandre Lago

Eclipse Solar Anular em Natal-RN — Foto: Alexandre Lago

 

 

ATENÇÃO: Nunca olhe diretamente para

​​​​o Sol

 

Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. Nada de usar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos.

 

Próximos eclipes

 

O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. O próximo fenômeno deste tipo ocorrerá em 02 de outubro de 2024, mas será visto no extremo sul da América do Sul e em áreas no oceano Pacífico.

 

 

O alinhamento de Lua, Terra e Sol volta a surgir no céu em 17 de fevereiro de 2026, mas só será visível praticamente na Antártica. Em 6 de fevereiro de 2027, ele poderá ser visto só lá no Chuí, no sul do Rio Grande do Sul.

 

 

Por: Bárbara Daniely |  Imprensananet.com

 

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com