O Vasco começou o Brasileirão com uma vitória sobre o Grêmio por 2 a 1, neste domingo (14), em São Januário. A partida marcou uma série de homenagens a Roberto Dinamite e também estreou algumas inovações no regulamento do campeonato.
- Os gols do Vasco saíram ainda no primeiro tempo, com dois belos chutes de David e Matheus Carvalho. No segundo tempo, Gustavo Martins descontou para o Grêmio.
- O jogo teve a primeira substituição dentro do protocolo de concussão do Brasileirão: o zagueiro Kanneman sofreu um choque na cabeça, não teve condição de continuar e o Grêmio teve direito a acionar o gatilho para que o jogo tivesse seis alterações.
- O Grêmio reclamou muito de um pênalti não dado pelo árbitro Flávio Rodrigues de Souza, que identificou "mão não intencional de Lucas Piton" em uma jogada na área. A decisão foi anunciada para todo o estádio ouvir.
- Nas homenagens a Roberto Dinamite, o Vasco estreou o novo uniforme, com a frase "Valeu, Roberto". A torcida também abriu dois bandeirões em homenagem ao ídolo, que morreu no ano passado e completaria 70 anos no sábado (13).
- Na próxima rodada, o Vasco visita o Red Bull Bragantino, enquanto o Grêmio recebe o Athletico-PR. Ambos os jogos são às 19h de quarta-feira (17).
Kannemann grogue
- O time de Renato Gaúcho perdeu seu capitão, Kannemann, depois de uma trombada de cabeça no ombro de Matheus Carvalho, ainda aos nove minutos do primeiro tempo.
- O argentino ficou tonto, quase desfalecido e precisou de atendimento médico na hora. Ele ainda insistiu, tentou voltar, mas a tontura estava nítida.
- O médico do Grêmio, então, cumpriu o protocolo de enviar à arbitragem um cartão vermelho para efetuar a substituição e informar que o protocolo de concussão estava acionado.
- Quem entrou foi Gustavo Martins, de 21 anos, que começou na base do próprio Vasco.
Vasco cirúrgico
- O Vasco saiu em vantagem porque foi muito eficiente nas poucas chances que teve no primeiro tempo. O Grêmio até tentou dominar a posse de bola, girar o jogo no ataque, mas não criou oportunidades de perigo.
- O primeiro gol do Vasco, marcado por David, ex-Internacional, contou com uma espalmada do goleiro Marchesín para o meio da área. Aí, o atacante pegou de primeira, a bola desviou no meio do caminho e morreu no canto esquerdo.
- O segundo veio em outra falha defensiva do Grêmio. A zaga cochilou durante o escanteio e Matheus Carvalho bateu firme, no mesmo canto.