O balneário de Guriri, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, amanheceu com vias alagadas na manhã desta segunda-feira (12). Devido a um temporal, pelo menos cinco escolas localizadas no litoral tiveram aulas suspensas, conforme informou o prefeito Marcus Batista. A Defesa Civil Municipal emitiu um alerta para a cidade, devido à previsão de mais chuva forte nos próximos dias.
Em imagens, é possível ver a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ouro Negro, uma das que estão com as atividades paradas nesta segunda, com o pátio tomado pela água. Segundo o prefeito, houve uma chuva forte, com quantidade acima do esperado, no município durante a noite de domingo (11) e também na manhã desta segunda-feira (12). O lugar mais afetado é Guriri.
Ele relatou para a reportagem da TV Gazeta Norte que as bombas para sugar a água das ruas estão atuando desde às 5h. Disse também que pretende providenciar um decreto emergencial para utilizar uma bomba e uma tubulação para que a água seja lançada no mar.
Batista esteve em Guriri durante a manhã e o início da tarde desta segunda e informou que irá também acompanhar a região do bairro Porto, nas proximidades do Rio Cricaré, onde considerou ser uma área “sensível”.
Alerta de mais chuva
Segundo a Defesa Civil municipal, está sendo estimado que o volume de chuva possa ultrapassar 100 mm nas próximas 24 horas. Foi recomendado à população evitar áreas de risco e procurar abrigo em locais seguros.
Também manter-se informado sobre os boletins meteorológicos, proteger os bens levantando móveis e eletrodomésticos em caso de alagamento iminente e também não ter contato com a água acumulada, que pode estar contaminada.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com