O Instituto Ayrton Senna realizou nesta quinta-feira, 25, o Evento de Reconhecimento aos Territórios Parceiros, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo. O evento comemorou três décadas de impacto educacional, reunindo prefeitos, secretários de educação e autoridades de mais de 80 cidades brasileiras que se destacaram pelo compromisso com a educação.
Porto Seguro foi representada pelo secretário municipal da Educação, Luiz Leal, e pelo vice-prefeito, Paulinho Toa Toa, que receberam o prêmio das mãos de Viviane Senna, fundadora e presidente do Instituto, em reconhecimento aos avanços significativos na alfabetização conquistados nos últimos três anos, se destacando acima da média do estado e do país.
“A conquista é de todos nós, especialmente dos educadores e do pessoal de apoio que se mobilizou na tarefa de dar as mãos com a gestão municipal para entregar uma Educação para nossa cidade. Isso também passa pela dedicação das famílias empenhadas em contribuir com as comunidades escolares”, comentou o secretário Luiz Leal.
Durante a abertura oficial, Viviane Senna lembrou que Ayrton Senna sempre dizia que nenhum piloto ganha a corrida sozinho e fez uma analogia com a educação:
“Para vencer uma corrida, é preciso um bom carro e uma boa equipe. Para as crianças, o carro é a educação. Para enfrentar os adversários, como a pobreza e a violência, que são oponentes perigosos, eles precisam do melhor carro. E todos nós, que estamos aqui, formamos uma boa equipe, que acredita nessa missão”, pontuou.
Porto Seguro (BA) alcançou 46,7% de crianças alfabetizadas em 2023, superando o resultado do estado da Bahia (37%). O resultado nacional é de 56% das crianças alfabetizadas. Para este ano, a expectativa é que o município ultrapasse a marca dos 70%, garantindo uma das melhores posições de alfabetização em todo o Brasil.
Ainda neste ano, Porto Seguro já havia sido agraciado com o reconhecimento dado pelo Ensinar para Vencer que tem como referência a Educação pública de Sobral no Ceará. Recebido pelo prefeito da cidade, Jânio Natal e pelo secretário Luiz Leal, em cerimônia realizada em Salvador.