Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
18/10/2015 - 16:10:55

A Pastoral da Criança de Guaratinga, entidade estabelecida na cidade à 28 anos realizou atividades recreativas, pesagem e distribuição de brinquedos na tarde deste Sábado (17). O evento faz parte da comemoração ao Dia da Criança e contou com a colaboração de Drº Louranm Monteiro que doou brinquedos e lanches para a criançada.

Segundo informações da diretora da entidade Zenilda Lacerda Ferraz mais conhecida como Zena, a Pastoral da Criança conta com a colaboração de 36 voluntários que se dedicam a atender as crianças de todo o município. Estes voluntários fazem visita e acompanhamento de crianças com idade de 0 a 6 anos que necessitam de atendimento especial e nutricional, para isso os voluntários contam com a forte arma, a "Multimistura".

"Hoje atendemos 174 crianças entre sede e o distrito de Cajuíta e Barra Nova, a Pastoral completou 28 anos de existência no dia 04 de Outubro. O único recurso fixo que a entidade recebe vem de colaboração paga por moradores através do programa AFM - Um programa de saúde do Governo Estadual onde o morador pode doar R$1,00 através da sua conta de energia" , declarou a diretora Zena.

A importância da Pastoral vai além de um simples acompanhamento, ou atividades recreativas, pesagem e distribuição de multimistura. Em suas visitas os voluntários identificam desde casos de desnutrição a maus-tratos que podem ser resolvidos com diálogos ou em casos extremos encaminhados ao órgão Judicial competente.

A Pastoral da criança é uma instituição de ação social criada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e está vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça da Paz. A Pastoral da criança tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e 06 anos de idade em seu ambiente familiar e com sua família, a sua atuação tem caráter ecumênico atendendo pessoas de todos os credos e etnias.

A História e sua fundação:

Em 1982 o então Cardial Dom Paulo Evaristo Arns encontrou o diretor executivo da UNICEF da época o senhor James Grunt em uma reunião na Suíça sobre a paz mundial em evento promovido pela ONU. Grunt sugeriu ao Cardial uma ação Da Igreja Católica Brasileira para reduzir a mortalidade infantil.

A CNBB encampou a ideia, para desenvolver tal projeto, D. Paulo convocou sua irmã, a médica sanitarista Zilda Arns, com o apoio do Dom Geraldo Majella, na época Arcebispo de Londrina. O trabalho iniciou-se em 1983, na Paróquia de São João Batista, município de Florestópolis, Arquidiocese de Londrina, no estado do Paraná. Este município foi eleito por apresentar uma alta taxa de mortalidade infantil (127 crianças para cada mil nascidas). Após um ano de atividades, a mortalidade infantil foi reduzida para 28 crianças para cada mil nascidas.

Diante do sucesso, no ano seguinte, o trabalho da Pastoral da Criança se expandiu para outras regiões brasileiras com apoio dos bispos. Atualmente, mais de 260.000 voluntários acompanham o desenvolvimento de quase 1,8 milhões de crianças de 0 a seis anos e quase 94 mil gestantes em 42 mil comunidades pobres, de 5 570 municípios, em todos os estados do país.

A partir do início de 2008, a Pastoral da Criança passou a ser coordenada pela Irmã Vera Lúcia Altoé, a primeira sucessora da Dra. Zilda Arns Neumann. Juntamente com a Irmã Vera Lúcia, um novo Conselho diretor assumiu os trabalhos na Pastoral da Criança, sendo constituído por Dom Aldo di Cillo Pagotto - Presidente do Conselho Diretor, Silvio da Rocha Santa Ana - Tesoureiro do Conselho Diretor e Ana Ruth Rezende Góes - Secretário do Conselho Diretor.

Os voluntários da pastoral da criança, membros da própria comunidade, acompanham as famílias assistidas. Procuram orientar sobre seus direitos e deveres, buscando uma melhor qualidade de vida. Em relação às gestantes, desenvolvem o acompanhamento do desenvolvimento do bebê a cada trimestre da gravidez, identificando possíveis situações de risco à gestação. Consciencializam a gestante, preparando-a para o parto e os cuidados pós-parto, informando sobre o aleitamento materno, vacinação e outros cuidados para o desenvolvimento da criança, além de fornecer apoio psicológico.

O acompanhamento das crianças se dá através de visita periódica durante as quais se trabalha a consciencialização da família sobre seus direitos e deveres, sobre o desenvolvimento infantil, do apoio ao aleitamento materno, de orientações sobre higiene e saúde, vacinação, acompanhamento nutricional, prevenção e tratamento da diarreia e de infecções respiratórias e identificam-se sinais de risco para a saúde.

Ações complementares são desenvolvidas no sentido de melhorar as condições das famílias, como estímulo à alfabetização e escolarização dos adultos e ações de geração de renda. Além disto, busca-se o controle social das políticas públicas, atuando junto aos Conselhos Nacional, Estaduais e Municipais de Saúde, Direitos da Criança e do Adolescente, segurança alimentar, entre outros. 

 

"Guaratinga é uma cidade abençoada, aqui podemos constatar a grandeza do coração humano, pessoas que dedicam horas de suas vidas em benefício de crianças e famílias que tanto precisam. Estarei buscando junto a amigos e entidades, ferramentas quem possam tornar este trabalho mais digno e com a colaboração do portal imprensananet.com estaremos divulgando amplamente o trabalho aqui desenvolvido", declarou Drº Louran Monteiro. 

 

Por Gutemberg Stolze - Imprensananet.com 

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com