Prefeitura de Itaguimirim, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove ações do "Maio Laranja", campanha de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, foi encerrada em Itagimirim, com uma grande caminhada. O evento contou com a participação do vice-prefeito Lindolfo Lima e centenas de pessoas que coloriram de laranja as principais ruas do centro da cidade.
Durante todo o mês, foram realizadas ações educativas na sede do município e no distrito de União Baiana, para conscientizar a população sobre a importância do combate a esse tipo de violência. O Maio Laranja chegou ao fim, mas a luta continua. Faça bonito e ajude a proteger nossas crianças e adolescentes! Disque 100 ou procure o Conselho Tutelar caso tenha conhecimento sobre qualquer caso de exploração!
É uma violação dos direitos sexuais que pode ocorrer pelo abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes - seja pela força, persuasão ou ameaça - ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais, impróprias para a sua idade cronológica ou para seu desenvolvimento físico, psicológico e social.
De acordo com as leis brasileiras, configura violência sexual atos praticados com pessoas de idade inferior a 14 anos. A alegação de consentimento por parte da criança ou do adolescente em atividades sexuais pela lei deve sempre ser questionada, uma vez que crianças e adolescentes são considerados seres humanos em condição peculiar de desenvolvimento, cuja capacidade de autonomia para consentir ou não está ainda em processo de construção.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com