Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
25/09/2020 - 12:53:32

 

 

Empresária do setor hoteleiro de Porto Seguro, Lionete Matsui, popularmente conhecida como ‘Lia Arigatô’, dedica parte de sua vida em ações sociais e proteção dos animais. Atualmente como diretora da ONG ‘Voz dos Bichos”, Lia é responsável pela guarda, cuidado, saúde e alimentação de quase 200 animais, entre cães e gatos.  

 

 

 

Paulista de nascimento, Lia chegou a Porto Seguro em 1988 como funcionária do Banco do Brasil e se apaixonou pela Terra Mãe do Brasil, cidade que adotou como seu lar. “Fui criada apenas por minha mãe, mulher guerreira que dedicou a vida para cuidar de mim e mais 4 filhos. A família que era de 6, com o falecimento de meu irmão e minha mãe, hoje somos em 4”, destacou Lia.

 

 

 

A convite de uma amiga Adriana, Lia Arigatô é uma das fundadoras da ONG Voz dos Bichos criada em 2011, uma decisão importante e bastante amadurecida que se concretizou devido a necessidade de proteção dos animais. Com ações pontuais, tais como; ‘Feiras de Doação’, “Brechós”, “Rifas”, “Café Colonial”, eventos com arrecadação voltada para compra de alimentos, remédios e custeio médico dos animais.

 

 

 

A Voz dos Bichos não possui parceria como órgãos públicos, na realidade, a ONG faz o inverso, pois, com a falta de investimento, a mesma é procurada por colaboradores do Centro de Zoonoses do município que buscam ajuda, tais como cirurgias e medicamentos. A ONG possui parcerias com os veterinários, Drª Fabia e Drº Thiago (Porto Seguro e Drª Tais (Eunápolis), que fazem atendimentos com preços diferenciados.

 

 

 

Dentre os parceiros da Voz dos Bichos, estão as empresas Via da Ração, Casa da Ração e Cãopanhia, além de contar com doações de um grupo de pessoas que fazem pequenas doações esporadicamente. “Graças a DEUS, minha mãe e meu trabalho, tenho uma vida tranquila. Em agradecimento a tudo que conquisteis, procuro fazer algo que me faz bem, ajudar as pessoas e aos animais”, declarou Lia.

 

 

O Imprensananet.com fez a seguinte pergunta a Lia Arigatô. Em relação ao ativismo em proteção dos animais, qual acontecimento impactou positiva ou negativamente o seu trabalho?

 

 

Lia Arigatô – Neste período de 9 anos, presenciamos muitos acontecimentos importantes, entretanto, uma ação que ainda aguarda conclusão demostrou a face de uma pessoa que tentar se passar como bom samaritano.

 

 

- Das ações que nossa ONG promove, visitamos vários empresários da rede hoteleira na Orla Norte, por conta de sabermos que muitos gatos vivem dentro de áreas de mata em volta destes hotéis. Fizemos a proposta aos empresários de recolher estes animais para castração em troca de doações em forma de alimentos, medicamentos ou custeio com veterinários, após a castração, devolveríamos estes animais para seu habitat natural.

 

 

- Para nossa surpresa, um dos maiores empreendimentos hoteleiros da Orla Norte, o Resort La Torre na pessoa do Srº Luigi, não aceitou a proposta, como também nos impediu de recolher os animais. Após comentários de maus tratos, com direito a gravação de vídeo de armadilhas “Gatoeiras” montadas para capturar e matar os animais, Pilar (Ativista independente) conseguiu gravar uma verdadeira barbaridade.

 

 

- O vídeo grava o flagrante dos comentários de maus tratos, um funcionário do Lá Torre jogando filhotes de gatos vivos dentro de uma local reservado para armazenamento e recolhimento de lixo. Acista o vídeo acima. Após a repercussão e revolta gerada pelo vídeo que viralizou nas redes Sociais e mídia regional, a ONG e defensores dos animais buscam na justiça, punição e indenização contra o Srº Luigi. Concluiu Lia.

 

 

 

Dentre centenas de comentários gerados pelo flagrante no Resort La Torre, existe ainda acusações de que, a ordem de ensacar os gatos e jogar no lixo, aconteceu após funcionários do La Torre que supostamente ensacavam e jogavam os animais próximo à comunidade do Ubaldinão, serem repreendidos pela comunidade local.

 

 

 

Dentre as atividades desenvolvidas por Lia em proteção aos animais, estão as ‘AULAS GRATUITAS' datas a crianças sobre cuidados e higiene pessoal de gatos e cães.

 

Por – Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com