Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
10/04/2021 - 18:30:12

 

 

Na manhã deste sábado 10/04, ação conjunta entre a CIPPA Mata Atlântica e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou operação de combate à CRIMES AMBIENTAIS no Distrito de Trancoso, Orla Sul de Porto Seguro. A operação realizada em uma área nobre ‘vista mar’ com cerca de 1 milhão de m2, flagrou os seguintes crimes;

 

 

  • Queimada

 

  • Desmatamento

 

  • Venda de madeira da mata atlântica

 

  • Uso de madeira nativa para construção de barracos

 

 

 

“Esta operação tem como intuito EXCLUSIVO, o combate de crimes ambientais em uma área que já estávamos monitorando. Durante operação, identificamos e encaminhamos vários indivíduos suspeitos de cometerem crimes de queimada e desmatamento, na sua maioria, pessoas de outros municípios”, destacou um dos agentes da CIPPA.

 

 

A ação contou com a participação e apoio da Guarda Civil Municipal, Secretaria de Serviços Público, Secretaria de Obras, Secretaria de Trânsito e Sedur, cerca de 40 servidores públicos e uma retroescavadeira que fizeram a limpeza do local, retirando cercas e desmontando barracos. Durante a operação, os agentes da secretaria de meio ambiente identificaram que mais de 90% da pessoas envolvidas nos crimes ambientais, os quais tentavam ocupar a área, eram originárias de outros municípios.

 

 

Presente no local, a equipe de reportagem do Imprensananet.com colheu depoimentos de pessoas que estavam no local, as quais apontaram supostos responsáveis pelos crimes ambientais e tentativa de ocupação, como sendo um deputado federal, vereadores e funcionários da prefeitura de Porto Seguro. "Se consideramos as pessoas que realmente precisam de uma terra para morar, não teriam avançado nem 20 metros desta área, entretanto, trouxeram gente de fora, queimaram e derrubaram árvores, tendo como objetivo final a oculação total", destacou um senhor que não quis ser identificado.

 

 

Segundo acusações, um dos responsáveis seria o deputado federal, Valmir Assunção do PT, político conhecido por grilagem de terras e articulado de invasões, ‘modus operandi’ usado pelo parlamentar para manter seu ‘curau’ eleitoral. Outros supostos responsáveis, seria vereadores e funcionários públicos de Porto Seguro, acusações que serão apuradas pela gestão municipal, a fim de elucidar as acusações e punir os possíveis responsáveis.

 

 

Durante toda a ação, as equipes de limpeza e uma maquina, arrancaram cercas e destruíram estrutura de madeira, ‘barracos’ que utilizavam madeiras nativas extraídas irregularmente da mata atlântica e seriam usados para ocupação do local. É importante salientar que, no local, não foi identifica nenhum posseiro ou morador, entretanto vários indivíduos foram detidos e encaminhado ao Distrito Policial em Porto Seguro

 

 

 

Dentre as pessoa e veículos que foram detidos e encaminhados para o Distrito Policial de Porto Seguro, estava o proprietário de um veículo Tucson, da cidade de Jundiaí em São Paulo. O veículo plotado "CATÁLAGO BRASIL", empresa prestadora de serviço da Google, estava estacionado em uma área previamente demarcada e cercada, o local que visivelmente sofreu desmatamento e quaimada também tinha um baraco em construção.

 

 

Sempre preocupado com o desenvolvimento sustentável, preservação ambiental e valorização do Distrito de Trancoso, o prefeito Jânio Natal destacou os seguintes secretários de governo para acompanhar a operação; Luciano Alves (Serviços Públicos), Eudes (Sedur), Capitão Farias (Trânsito) e Denison (Obras), além de 40 servidores de diversas secretarias para fazer a limpeza da área.

 

 

 

Por – Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com