Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Cézar Aguiar
22/06/2022 - 13:39:05

 

 

A Secretaria de Saúde de Porto Seguro acaba de concluir o monitoramento e testagem de casos de Covid-19 em escolas das redes municipal e estadual de ensino, revelando resultados animadores: nenhum caso da doença foi registrado, em 100% das amostras coletadas. Por meio dessa ação, resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo da Bahia, alunos, servidores e professores foram submetidos aos testes, na sede, bairros e distritos do de Porto Seguro.

 

 

De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Valéria Carvalho, os resultados representam um importante termômetro da situação da Covid no município, orientando a adoção de medidas de prevenção e controle da doença naquela escola ou comunidade. Apesar do otimismo diante dos índices, ela afirma que o momento ainda exige cuidados. “Esse cenário pode mudar se as pessoas não cumprirem as medidas de prevenção, como o uso de máscaras, higienização das mãos e, sobretudo, a aplicação de todas as doses da vacina”, alerta.

 

 

Vacina é fundamental

 

A superintendente atribui esse quadro favorável nas escolas especialmente ao empenho da Prefeitura em facilitar o acesso da vacina a um maior número de pessoas, contribuindo para diminuir a proliferação do vírus e evitar o agravamento da doença. Entretanto, segundo ela, mesmo com todo o empenho dos profissionais da saúde, os números da vacinação ainda deixam a desejar em Porto Seguro. 

 

 

De acordo com dados da Secretaria de Saúde, considerando a faixa etária acima dos 12 anos, 96,21% da população já tomaram a 1ª dose; 88,56% receberam a 2ª e apenas 31,75% foram imunizados com a 3ª dose.  Entre os alunos da rede municipal, 65% das crianças com idade até 5 anos já tomaram a 1ª dose.  “Gostaria de fazer um apelo para que os responsáveis vacinem as crianças com a segunda dose, se estiver no prazo”, enfatiza a superintendente.

 

 

Ela lembra que a Prefeitura ampliou os pontos de distribuição do imunizante, para que ninguém fique de fora. Todas as doses, incluindo a 4ª dose para os idosos, estão sendo aplicadas na tenda montada na praça do Estádio Municipal, durante toda a semana, das 8h30 às 13h30. Já os postos de saúde de todo o município estão ofertando a 3ª dose para maiores de 12 anos e a 1ª e 2ª doses para as crianças. “É fundamental que todos se vacinem para vencermos essa batalha contra a Covid”, reforça.
 

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com