Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
16/08/2022 - 08:48:15

 


Após receber chamado da comunidade, fiscais ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal de Porto Seguro resgataram uma ave fragata macho, em praia no distrito de Trancoso, Orla Siul da Terra Mãe do Brasil no último sábado 13/08. Por ser migratória, a ave percorre longas distâncias, podendo voar por dias sem descer à terra. Ela havia pousado numa cabana de praia e não conseguiu mais voar, provavelmente, exausta pela viagem.

 

 

Por questão de segurança, nesses casos é melhor levar o animal para um abrigo até que se recomponha para ser solta novamente. Por isso, foi encaminhada para análise no CETAS - Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA, e logo será inserida ao seu habitat novamente. 

 


A fragata não está na lista de animais ameaçados de extinção, trata-se de uma ave com plumagem negra, calda bifurcada, pesa cerca de 1,5kg e pode permanecer no ar por mais de uma semana, usando do voo para alimentação, capturando lulas, águas vivas e peixes-voadores. Além disso, elas pegam o peixe da boca de gaivotas ou pelicanos.

 

 

A fragata vive principalmente em praias rochosas, estuários, manguezais e falésias, além do mar aberto. Os fatores que afetam o seu habitat é a destruição por ação humana, perseguição por pescadores, perturbações no período reprodutivo, perda de locais de descanso costeiro e marcação para rastreamento.

 

 

Aves marinhas e migratórias, como o caso das fragatas, é bastante comum na região. Na Costa do Descobrimento é recorrente encontrar atobá, albatroz, entre outros. Informamos que aves marinhas não sobrevivem em cativeiro e solicitamos que, ao se deparar com este tipo de ave correndo riscos, informar através do Disque Denúncia: 73 3012-8554 e WhatsApp 73 99824-6948.

 

 

SECOM - Prefeitura de Porto Seguro

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com