Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
23/09/2022 - 10:01:11

 

O 1° Festival Caju de Leitores teve início na tarde desta quarta-feira, dia 21 de setembro, e contou com a participação do público que desfrutou da programação com a participação de As Cajuínas e performance da bailarina Maria Rios, além do Caraíva Cineclube, com a exibição dos documentários "Memórias do Fogo de 51", de Ramon Rafaello e Karkaju Pataxó, e "Ex-Pajé", de Luiz Bolognesi.

 

Após as exibições os diretores interagiram com o público presente.


*Relatos*


Segundo Ramon, a temática do filme, que documenta o relato de um dos maiores massacres aos indígenas do Extremo Sul da Bahia, é ainda mais latente, visto os últimos acontecimentos em relação aos povos Pataxó. 

 

 

"O fogo de 51 nunca se apagou. Nesse cenário de repressão e desmantelamento de órgãos indígenas e vulnerabilidade econômica devido a pandemia, o filme traz memórias inglórias, mas que fazem a conexão com o presente", revelou.

 

 


Luiz Bolognesi também discursou sobre seu filme e falou da intolerância quanto aos povos originários e às escolhas religiosas.

 

 

O Ex -Pajé é um filme que traz uma reflexão dessa intolerância e que não é pontual, continua acontecendo com os indígenas e em outras culturas que não tem a figura cristã.

 

 

"As abelhas quando perdem sua rainha, acabam por abandonar a colmeia. O mesmo artifício foi e é usado para as comunidades indígenas, retirando o poder dos pajés e dando a outras lideranças religiosas", completou.

 

 

O Festival prossegue até o dia 24, com diversas atividades para adultos e crianças.

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com