Na manhã desta sexta-feira 17/03, a prefeitura de Porto Seguro, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou o acolhimento e cadastramento das famílias que viviam de reciclagem no aterro sanitário municipal (lixão). O encerramento definitivo das atividades do lixão, segue o cumprimento da Lei Nº 12.305 de 02 de agosto de 2010, a qual define o fechamento de lixões e todo o país.
Antes de iniciar o atendimento, cerca de 100 trabalhadores foram recepcionados pelo secretário Cláudio Soares e sua equipe com um farto café da manhã. Em seguida, foi realizado o cadastro individual para diagnosticar em quais benefícios sociais cada um pode ser inseridos, além disso, os trabalhadores têm a opção de iniciar coleta seletiva através de uma 'Cooperativa de Reciclagem'.
Presente no evento, o secretário de Serviços Públicos, o Sr° Luciano Alves conversou com os trabalhadores;
"A luta é de todos nós, da mesma forma que reabrimos e mantivemos o aterro funcionando neste dois anos e três meses, acompanhando de perto a luta e trabalho de vocês, tenham certeza que esta mundança, apesar de difícil, irá melhorar a qualidade de vida de todos", argumentou o secretário.
Para o secretário de Assitência Social, o Sr° Cláudio Soares, as oportunidades surgem para possibilitar um recomeço;
"Infelizmente o 'ciclo' do lixão chegou ao fim, mudança sempre são difíceis e complicadas, entretanto, por orientação do prefeito Jânio Natal, a Secretaria de Assistência Social fará seu melhor dentro do que lhe é permitido legalmente para auxiliar todos os trabalhadores a 'virar a pagina'. Tenho certeza que em pouco tempo todos vão estar em novas atividades e com certeza, com uma melhor qualidade de vida", destacou o secretário Cláudio Soares.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com