Com apresentações lúdicas e teatrais, as Secretarias Municipais da Saúde e da Educação estão levando a conscientização de combate ao mosquito Aedes aegypti, na rede municipal de ensino, com o Programa Saúde na Escola.
No último dia 29, foi a vez das ‘turminhas’ do Colégio Municipal Carlos Alberto Parracho, no Centro, aprenderem a combater o mosquito com cuidados simples em casa. “Nessa faixa etária, eles são importantes vetores de multiplicação das informações que absorvem”, conta a diretora escolar, Albeni Oliveira.
A ação visa conscientizar as crianças sobre o controle das arboviroses como dengue, zika e Chikungunya, principalmente, com cuidados caseiros de evitar água parada. Os pequenos aprendem de uma forma divertida a eliminar o mosquito transmissor dessas doenças.
Teatro educacional
Os personagens fazem parte do teatro apresentado pelas Agentes de Endemias do município. A iniciativa é uma parceria do Programa Saúde na Escola-PSE, Agentes de Endemias e a Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Apoio à Saúde Escolar-NAS.
O projeto contempla toda a rede e é destinado à educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos e idosos.