Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
07/06/2023 - 14:06:39

 

Indígenas de várias aldeias pataxó, pertencentes aos 'Território' indígena de, Barra Velha, Porto SeguroCabrália, ComuruxatibaPonta Grande bloquearam a BR-101 na manhã desta 07/06, no trecho entre Montinho, em Itabela, e a entrada do Parque do Monte Pascoal, em Itamaraju. O protesto teve início às 06:00 da manhã, e tem como objetivo pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a concluir o julgamento sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas.

 

 

Os manifestantes reivindicam que seus direitos territoriais sejam respeitados, e afirmam que o protesto só terminará após a conclusão do julgamento pelo STF, previsto para ser retomado nesta quarta-feira, a partir das 14h. Durante o bloqueio, os indígenas estão permitindo apenas a passagem de ambulâncias, visando garantir o atendimento médico de emergência.

 

 

A Polícia Rodoviária Federal está presente no local para acompanhar a manifestação e garantir a segurança de todos os envolvidos. A região é local de disputa entre fazendeiros e indígenas desde 2020, inclusive com mortes de indígenas e policial baleado. Relembre aqui!

 

Marco Tempoiral

 

Aprovado pela Câmara Federal em Brasília, após seguir para votação no Senado, o 'Marco Temporal' chegou ao Supremo Tribunal Federal. A tese defendida por proprietários de terras sustenta que os indígenas só teriam direito às terras que estavam em sua posse até o dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.

 

 

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com