Na última sexta-feira 08/12, o Shalimar Hotel sediou importante reunião entre, a ABIH da Costa do Descobrimento representada pelo presidente Vinícius de Oliveira), a CDL de Porto Seguro, através do presidente Vinícius Brandão e o Sindicato Patronal da Hotelaria, Sindehsul na pessoa do presidente Dr. Hélio Lima. O evento, uma união de forças em com os comandantes da Polícia Militar da Bahia, o Tenente-coronel Paulo Coutinho, o Comandante do Comando de Policiamento da Região Extremo Sul, Coronel Luís Alberto Baqueiro Paraíso Borges.
As associações, sindicato e empresários, juntamente com os empresários Rodrigo Silveira (Bolos da Milena) e Kadu Guimarães (Hotel Arcobaleno), em diálogo conjunto, apresentaram suas demandas, destacando a necessidade de um aumento no efetivo policial. Em resposta, os comandantes garantiram que está em andamento a formação de novas turmas em Porto Seguro, totalizando cerca de 250 policiais anualmente, obrigados a permanecerem na região por, no mínimo, 3 anos.
Este esforço resultará em um efetivo fixo de até 1000 policiais por ano
Vale ressaltar que o efetivo atual atende a uma área 8,3 vezes superior em dimensão territorial à capital Salvador. Desta forma, o Comandante Coutinho, agindo em prol da segurança na região, solicitou ao governador Geronino o aumento do número de formações anuais de 1000 para 2000 policiais.
Na reunião, elogios foram direcionados à atuação exemplar do Ten. Coronel Comandante Alexandre Cerquetim e do Subcomandante Ten. Coronel Lima Neto, na linha de frente do 8° CBPM, pelo apoio imediato às necessidades do setor turístico e comercial. Destacou-se também a atuação do Capitão Uendel Bomfim no Policiamento do Centro e Orla de Porto Seguro, e do Capitão Fabrício no comando da 4ª companhia da PM de Cabrália.
Além do aumento de efetivo, foi anunciado o investimento em 3 novos veículos doados para a polícia local, a implementação da Operação Verão com reforço agressivo durante a alta temporada turística, e a cessão do prédio do pier pela prefeitura de Porto Seguro, a pedido das associações, para montar uma base de apoio da PM no centro da cidade. Sugestões como o uso de policiais com bicicletas para atender à demanda turística na orla foram levantadas, considerando o alto fluxo de veículos no período.
Em um esforço conjunto, as associações estão em diálogo com o CICOM para um projeto de investimento privado em câmeras de monitoramento, buscando ampliar a cobertura do policiamento ostensivo ou investigativo na cidade. Essas medidas visam fortalecer a infraestrutura de segurança, proporcionando um ambiente mais seguro e acolhedor para moradores e visitantes na região do Extremo Sul da Bahia.
Ascom - CDL Porto Seguro
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com