Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
15/04/2024 - 18:24:27

 

A Associação Sociocultural BOMINFÁ, composta por Babalorixas e Yalorixas de Salvador, escolheu Danilo Souza, pelo trabalho realizado como Diretor Municipal de Comunidades e Povos Tradicionais de Porto Seguro para receber o título de "Guardião da Pedra de Xangô". A cerimônia de pose acontece em 15 de junho no 'Parque Pedra de Xangô' no bairro Cajazeira em Salvador.

 

"Grato a nossa ancestralidade por me proporcionar essa experiência. Esse título não é meu, esse título é nosso!", afirmou Danilo ao ser convidado para a cerimônia de posse.

 

 

Prêmio 'Pedra de Xangô - O que é o Parque Pedra de Xangô:

 

O Parque Pedra de Xangô, um importante patrimônio afro-brasileiro, é uma grande Òkúta (pedra) situada na cidade de Salvador. Esta formação rochosa, com cerca de 8 metros de altura e 30 metros de diâmetro, é considerada um monumento natural e possui uma significativa importância histórica.

 

 

Segundo a tradição oral, servia como passagem e esconderijo para os quilombolas perseguidos durante o período da escravização, sendo um marco na resistência dessas comunidades.

 

Em 2005, a pedra esteve ameaçada de ser destruída para dar lugar à construção da Avenida Assis Valente, mas graças ao movimento do povo de santo, em 2016, o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano contemplou a criação do Parque Pedra de Xangô, da APA Municipal Vale do Assis Valente e do Parque em Rede Pedra de Xangô, visando preservar as áreas verdes do entorno.

 

O que é o ritual:

 

É celebrada através do ritual da Fogueira da Pedra, uma festa pública idealizada pelo Babalorixá Josias de Xangô, mentor do Ilê Axé Obá Paleomon. Através da ASSOCIAÇÃO SÓCIOCULTURAL BOMINFÁ.

 

Quem recebe o prêmio:

 

Guardião ou Guardiã entende como pessoa que, por forte afeição, defende aguerridamente; protege, conserva, logo, essa é a proposta aos convidados (as) a receberem os títulos de Obásorun, Guardião Guardiã do Pedra de Xangô.

 


Cronograma do evento:

 

Essa manifestação cultural e religiosa terá mais uma edição na data de 15 de junho de 2024, em homenagem a Xangô, Nzazi, Sogbo (divindades do candomblé), em sua programação haverá comidas típicas juninas, manifestação cultural com música e arte. Também um cerimonial para titularização de representantes parceiros (as) escolhidos (as) por ser uma figura notável na sociedade para causas da.

 


Informes:

 

"No ano passado eu fui convidado a participar do evento e recebi um título de contribuinte da Promoção das Comunidades de Terreiros de Porto Seguro enquanto assumia a Diretoria de Comunidades e Povos Tradicionais- DIRCPT. Algumas pessoas como Ângela Guimarães, Secretária Estadual de Promoção da Igualdade Racial e Bruno Monteiro, Secretário Estadual De Cultura já receberam este título", destacou Danilo.

 

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com