Porto Seguro deu mais um passo importante para fortalecer seu turismo, desta vez voltado para o nicho LGBT. Neste sábado, 10, durante o 8º Salão Nacional do Turismo, no Rio de Janeiro, uma parceria estratégica foi firmada em uma reunião entre o secretário de Turismo, Guto Jones, e Clovis Casemiro, gerente de membros da Associação Internacional de Turismo LGBTQIAPN+ (IGLTA).
O encontro definiu a realização de um treinamento em Porto Seguro, previsto para dezembro, com o objetivo de aprimorar e especializar o atendimento e os serviços oferecidos aos turistas deste nicho.
A IGLTA, fundada em 1983, é a principal rede mundial de empresas de turismo receptivas ao público LGBTQ+, presente em mais de 80 países. Casemiro destacou que o Brasil é o segundo maior mercado LGBT do mundo, com uma significativa demanda de turistas estrangeiros que buscam destinos inclusivos e seguros.
“Queremos colocar Porto Seguro no mapa deste segmento, oferecendo experiências positivas e seguras para os turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros”, afirmou.
O treinamento planejado em Porto Seguro terá duas frentes principais: a primeira focará na capacitação dos membros da rede hoteleira e de serviços turísticos sobre como receber e atender o público LGBT de forma inclusiva e respeitosa. A segunda será conduzida por um profissional especializado em Diversidade e Inclusão, que trará orientações práticas sobre como aplicar esses conceitos no dia a dia das equipes e melhorar a experiência dos turistas.
“Porto Seguro, com sua história, atrativos culturais, riqueza ambiental e a robustez hoteleira e acessibilidade aérea é um grande potencial para se tornar um destino LGBT de destaque”, destaca o secretário, Guto Jones, acrescentando que a iniciativa visa não apenas fortalecer a economia local, mas também promover a cidade como um exemplo de inclusão e respeito à diversidade no turismo.