O documentário “Vozes de Pindorama”, de Fernando Freire, filmado na Aldeia da Jaqueira, em Porto Seguro, no sul da Bahia, foi exibido na última sexta-feira, dia 22, na Sala de Cinema do Festival Macacu Cine, na cidade de Cachoeiras de Macacu, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
O curta metragem foi exibido na Mostra “Todos os Brasis do Brasil” no Festival Internacional de Cinema Escolar, que também contou com os filmes: A Jornada de Piatã (Lallo Boquino), Ticar Bodó (Luís E.S. Fernandes) e Troncos Velhos (Rosane Gurgel).
Convidado pela organização do Festival, o roteirista e produtor do documentário “Vozes de Pindorama” Fernando Freire, Gabiru, viajou de Porto Seguro na Bahia para Cachoeiras de Macacu no Rio de Janeiro para assistir a exibição do filme na telona do Macacu Cine.
“É muito gratificante ver nosso filme ser reconhecido e exibido num dos festivais de cinema mais importantes do país. Obrigado, obrigado, Macacu Cine”, disse Freire para a plateia que lotou a Sala de Cinema para assistir o documentário produzido na Terra Mãe do Brasil.
O curta metragem, que aborda a história das línguas indígenas faladas no Brasil, foi exibido com o recurso de legendas descritivas, o que permite que pessoas com deficiência auditiva possam assistir e compreender o filme normalmente.
Considerado o maior festival de cinema escolar do país, o Macacu Cine chega a 17 edições contando com a participação de filmes do Brasil e do mundo. O Festival Macacu Cine é realizado pela Vale do Macacu Associação Cultural e conta com apoio do Ministério da Cultura e do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com