
Na madrugada desta segunda-feira, 17 de novembro, uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, com apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal, removeu invasores na Orla Norte de Porto Seguro, às margens da BR-367, no Bairro Paraíso dos Pataxós.

A operação representa uma resposta positiva à sociedade portosegurense diante do avanço de invasões que vêm “favelizando” áreas nobres da Orla Norte, prejudicando a imagem turística da Terra Mãe do Brasil.

Durante a ação, cerca de quatro indivíduos que estavam no local partiram para cima das equipes e chegaram a apedrejar as máquinas. Uma atuação cautelosa dos agentes da Polícia Militar e da GCM conteve a situação, e não houve feridos.

Os Invasores
Indígenas e “supostos indígenas”, conforme informações preliminares, residentes em Coroa Vermelha, tentavam se apossar de áreas públicas federais (margens da BR-367) e também de áreas particulares no Bairro Paraíso dos Pataxós.

“Parabéns à gestão municipal pela ação exitosa, parabéns ao comando do 8° BPM da Polícia Militar de Porto Seguro e à Guarda Civil Municipal. Agora ficaremos aguardando os órgãos federais fazerem o seu trabalho”, destacou uma moradora do bairro.
Descaso e Abandono dos Orgão Federais
A área desta e de outras invasões na Orla Norte é de responsabilidade direta do DNIT, ICMBio, IPHAN, FUNAI, Ministério Público Federal e Marinha do Brasil. Até quando esses órgãos permanecerão calados e omissos?
Protesto
Após a ação, indígenas e “supostos indígenas” bloquearam parcialmente a BR-367 desde as primeiras horas da manhã desta segunda (17). Desde as 5h, os veículos trafegam apenas em mão única devido à barricada montada pelos manifestantes.
Alerta
Motoristas que transitam entre Porto Seguro e Coroa Vermelha devem redobrar a atenção, pois a via pode ser bloqueada a qualquer momento. Com essa informação, esperamos que os órgãos responsáveis se mobilizem para impedir o bloqueio total da rodovia.
Alô, Força Nacional…
Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com