Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Gutemberg Stolze
20/11/2019 - 09:27:36

 

 

O Novembro Negro mais uma vez está sendo realizado pela Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que neste ano traz o tema "A história da África e da cultura afro-brasileira: memória, lutas e diversas formas de resistência e enfrentamento ao racismo".

 

 


A programação oficial foi aberta na segunda-feira, 18/11, no Centro de Cultura, com a apresentação do Coral Municipal e uma reflexão sobre a tomada de consciência, ministrada pelo professor, Carleone Filho.

 

 

As atividades seguem durante todo o mês, nas escolas municipais, com oficinas de turbantes e bonecas abayomi; contação da história africana e afro-brasileira; workshop de dança; roda de diálogos, incluindo assuntos como imperialismo, colonização e descolonização do Congo e Angola, entre outros, além de experiências exitosas.

 

 

A agenda tem ainda um grande momento: a 14ª edição do Desfile Beleza Negra "As Mais Belas Chamas da África", com participação de estudantes da rede pública de ensino, com previsão de 30 participantes, entre moças e rapazes, na faixa etária de 14 a 21 anos.

 

 

"Nas escolas há uma extensa lista de ações acontecendo para mostrar a riqueza e as tradições da cultura afro-brasileira e africana, como exposição de telas, culinária, artesanato, música, danças e desfiles", explica a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial e de Gênero da Secretaria de Educação, Gilmária Menezes.

 

 

O destaque da ação envolve a história do líder Zumbi dos Palmares, símbolo de resistência na luta contra a escravidão, combate ao racismo e luta pela integração da população afro-brasileira. "O objetivo é o resgate da identidade étnica e racial, além da construção, junto aos estudantes, de uma visão crítica que possibilite o combate e o questionamento de representações estereotipadas, colaborando para o processo de empoderamento de grupos e indivíduos silenciados no dia-a-dia", frisa a coordenadora
 
 

 

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

Por - Gutemberg Stolze / Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com