Rádio Imprensa Ao Vivo
BahiaBelmonteBrasilCabráliaCamacanEunápolisGuaratingaInternacionalItabelaItabunaItagimirimItamarajuItapebiPorto SeguroTeixeira de Freitas
Por: Adriana Araújo
26/09/2014 - 13:33:54

“Nós entendemos a cultura como um processo de libertação das pessoas”, a frase do diretor do Departamento de Cultura de Teixeira de Freitas Ramiro Guedes, reflete a preocupação do governo municipal em garantir a todos os cidadãos teixeirenses o acesso à arte em geral. Por meio do Departamento, ligado à Secretaria Municipal de Educação, são oferecidos cursos e oficinas gratuitos para toda a comunidade.O Galpão da Cultura fica localizado no centro da cidade, em frente à Biblioteca Pública Municipal Libertação, e atende atualmente a mais de 300 pessoas. “Nossa missão é cuidar das pessoas”, diz o prefeito João Bosco ao falar investimentos como este.

Cultura (5)

Crianças, jovens, adultos, homens e mulheres, o público plural enriquece as oficinas oferecidas: teatro, literatura e arte infantil, pintura em tecido, artesanato, capoeira, flauta, violão, teatro de bonecos, futebol e balé, que conta com mais de 100 crianças. De acordo com Ramiro Guedes “o Departamento não faz Cultura, nós incentivamos as atividades culturais no município”, e esclareceu que o trabalho é feito “em parcerias com algumas instituições”, a exemplo das Ongs Acla e Aerempec e do Assentamento Bela Manhã.

NicoleMunique

Para a dona de casa Marceline Inácio Rocha, 29 anos, moradora do bairro Tancredo Neves, que tem duas filhas matriculadas no balé, Monique, 9 anos, que já faz aulas de balé há 4 anos e Nicole, 7 anos, que faz aulas de balé há 2 anos: “é muito bom a Prefeitura oferecer estes cursos porque as crianças precisam desenvolver outras atividades além da escola e se não fosse uma oportunidade igual a essa eu não sei o que minhas filhas estariam fazendo durante a tarde”, relatou Marceline.

Cultura (7)

A participação e matrícula são facilitadas, basta a xerox da identidade ou certidão de nascimento, do comprovante de renda, foto 3×4 e declaração escolar. O trabalho executado pelos educadores do Departamento vai além da técnica ensinada aos participantes. A ideia de transformação a partir da arte e da educação está presente em cada atividade, buscando-se a formação cidadã de todos os que frequentam as atividades propostas.

Juliana Cardoso

A aluna do curso de Violão Juliana Cardoso de Oliveira, 13 anos, estudante do 7º ano da Escola Municipal Schneider Cordeiro Correia, moradora do bairro Castelinho, conta que iniciou as aulas há dois meses por curiosidade, gostou muito e já está tocando uma música. Entusiasmada com a nova experiência, confidenciou que tem vontade de aprender a tocar o instrumento para depois ensinar as crianças carentes do bairro onde mora.

Além das oficinas, o Departamento também promove o Cine Sal na Pipoca, sessão de cinema que traz filmes nacionais e internacionais com temáticas voltadas a reflexão, acompanhadas pela tradicional pipoca e refrigerante. A cultura teixeirense está sendo construída e fortalecida com a presença de cada um dos participantes do trabalho desenvolvido, no Galpão, no Conjunto Penal, no Assentamento Bela Manhã e por todos aqueles que são alcançados nas atividades nos bairros. Além disso, o Departamento leva a cultura também para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas (CPTF).

 

Fonte: Prefeitura de Teixeira de Freitas

Por Adriana Araújo - Imprensananet.com

Deixe seu comentário:

Copyright © 2014 Imprensananet - Todos os direitos reservados.
73 99913-8628 (vivo) / 98823-9662 (Oi) / 98155-2730 (Claro/WhatsApp) | contato@imprensananet.com